• begoodmust

5 formas de dar uma nova vida ao material escolar de anos anteriores

O regresso às aulas é sinónimo de listas de material escolar e gastos avultados. Contudo, há várias formas de dar uma nova vida ao material que tem em casa, reduzir custos e evitar o desperdício.



A Associação Juvenil EstuDAR, cujo objetivo é promover a educação e escolaridade de crianças carenciadas dos países de língua oficial portuguesa, indica algumas formas de dar uma nova vida ao material escolar de anos anteriores.

1. Fazer um inventário: Juntar todo o material escolar que há em casa e comparar com a lista de material necessário para o novo ano letivo. Assim pode verificar se existe algo que possa ser reutilizado e, dessa forma, evitar fazer compras desnecessárias.


2. Vender manuais escolares: Revender manuais escolares de anos anteriores, que estejam em bom estado, é uma boa forma de conseguir angariar dinheiro para os manuais do ano letivo que se aproxima e reutilizar os livros.

3. Passar o material escolar entre gerações: Muitas vezes os mais pequenos querem mochilas ou acessórios dos seus desenhos animados favoritos em cada ano letivo. Dar as opções mais antigas a sobrinhos ou guardá-las para o filho mais novo é uma forma de reaproveitar e poupar, uma vez que algumas das personagens favoritas das crianças são intemporais.


4. Utilizar o material em pior estado em casa: Retirar as folhas utilizadas dos cadernos e utilizar as que estão em bom estado para pintar, fazer origami ou escrever listas de compras é útil e prático para o dia a dia.



5. Doar a quem mais precisa: Com o regresso às aulas são várias as associações a recolher material escolar para levar a quem mais precisa. No caso da Associação EstuDAR estão a ser recolhidos lápis, canetas, lápis de cor ou cadernos para doar a estudantes carenciados de São Tomé e Príncipe. A doação pode ser feita através do envio para a sede da Associação na Avenida Infante Dom Henrique, nº26, em Lisboa. #must #itmustbegood #revistamust #regressoaulas #escola #materialescolar #poupar #cadernos #lapis #livros #AssociaçãoJuvenilEstuDAR #devoltaàescola