• begoodmust

Dê o que já não usa para outros utilizarem

Atualizado: Out 16

Tem lá por casa um pequeno armário ou uma chaleira que já não utiliza, que estão em bom estado e que tem pena de pôr no lixo? Já não precisa de as deitar fora. Basta inscrever-se na plataforma «DAR E REUTILIZAR», criar um anúncio e aguardar o contacto de alguém interessado no objeto.



“A grande vantagem é que quem dá, consegue encontrar dentro da plataforma a pessoa certa, que realmente está a necessitar do objeto e lhe vai dar uso, sem nenhuma das partes necessitar de se identificar. Tudo é tratado através do chat interno e privado. As pessoas combinam a forma que lhes for mais conveniente ou confortável a entrega do artigo. Não menos importante é o facto de quem doa poder decidir a quem vai entregar, já que pelo chat pode fazer perguntas e assegurar-se que o seu artigo vai para quem mais precisa ou para a pessoa que melhor uso lhe poderá dar”, frisa Kristine Vuhta, mentora do projeto.



Fácil de utilizar e intuitiva, a https://darereutilizar.pt/ é mais que uma simples plataforma: é um projeto que assenta num forte conceito solidário e ambiental, defensor de uma diminuição do consumismo, onde se ‘apela’ às pessoas para aqui deixarem o que já não usam, mas também para levarem o que necessitam.



Esta plataforma segue um mindset mais nórdico, onde a reutilização é um hábito adquirido na vida diária das pessoas. “Quando referimos ‘pessoas’ – estamos a falar de mim, de ti, de todos nós, e não apenas dos mais necessitados. Na prática, isto é algo que já fazemos diariamente, seja porque deixamos as roupas dos filhos mais velhos para os mais novos, ou porque compramos um frigorífico novo e levamos o antigo para a casa dos avós. A plataforma facilita esta troca de artigos entre as pessoas em qualquer localidade de Portugal continental ou ilhas. Aliás, as pessoas nem sequer precisam de fazer qualquer troca. Eu posso ter um bem para dar e a outra pessoa não precisa de me dar nada em trocar” reforça Kristine Vuhta.


Ainda de acordo com a referida responsável, a «Dar e Reutilizar» pretende também impulsionar uma mudança de mentalidades, assim como promover a solidariedade com o outro. “As pessoas estão hoje mais sensibilizadas para a importância de deixarmos de ser tão consumistas e pensarmos mais no nosso ambiente, na reutilização e sustentabilidade e, consequentemente, numa vida mais saudável”.



A ideia de criar a https://darereutilizar.pt/ surgiu durante a fase de confinamento quando, depois de uma arrumação à casa, Kristine Vuhta se deparou com uma série de objetos que estavam em bom estado, mas aos quais já não dava uso. “Nessa altura não tinha a quem dar esses objetos, estávamos todos fechados dentro de nossas casas. Deixei os sacos dentro de uns arrumos até que nasceu a ideia de criar esta plataforma”. Contou a ideia aos parceiros criativos e designers Laura Martins e António Fontão e juntos decidem avançar para a concretização da ideia da plataforma.


A «Dar e Reutilizar», que tem vindo a ser desenvolvida, desde raiz, nos últimos seis meses, está online há cerca de um mês. A visualização e colocação dos artigos são completamente gratuitas, qualquer pessoa pode entrar e navegar até encontrar algo que lhe faz falta, para si, para a sua família ou para um vizinho. Quem quiser ficar com algum dos artigos da plataforma deverá fazer uma assinatura no site, com um custo simbólico de 1,99€ e cuja validade é bimestral.

Kristine Vuhta, Laura Martins e António Fontão esperam que a plataforma possa chegar a mais pessoas “e assim ajudar a promover o conceito de reutilização, sustentabilidade ambiental, consumo consciente e apoiarmo-nos uns aos outros. Porquê guardar em casa o que já não se usa e que sabemos que não se vai utilizar?”.


#must #itmustbegood #revistamust #darereutilizar #objetos #artigos #dar #oferecer #reutilizar #surentabilidade #consumoconsciente