top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Dentes: perigos dos tratamentos caseiros impulsionados pela internet!

Na ortodontia são cada vez mais os tratamentos DIY sugeridos online, que procuram ensinar a “unir” ou separar os dentes, bem como branqueá-los com métodos caseiros. Ora, estes tratamentos não são aconselháveis e podem ter até consequências irreversíveis, pelo que a Impress reuniu alguns dos maiores perigos para relembrar a importância de um cuidado profissional.


DIY é uma tendência que já existe há muito, mas que veio a ser impulsionada pela internet. Esta sigla, que denomina o ato de “fazer por ti próprio”, ganhou espaço nos últimos anos, principalmente, através dos vídeos que se foram tornando virais em redes sociais como Tik Tok, Instagram ou Youtube. Porém, há muita coisa que pode correr mal quando se arrisca tentar sozinhos tratamentos que exigem acompanhamento de profissionais e especialistas, sejam eles para melhorar a pele, cabelo ou até os dentes. Doença gengival e perda de gengiva Quando os tratamentos são realizados em casa, quer sejam eles limpezas orais ou branqueamentos, podem danificar a gengiva e expor até a raiz do dente permanentemente. Ora, antes de iniciar qualquer tratamento ortodôntico, o profissional especialista em saúde oral procura avaliar o estado das gengivas e, caso se verifique algum sinal de doença gengival, determinados procedimentos não podem avançar.

Movimentação dos dentes Alguns métodos DIY ensinam a mover os dentes para os unir ou separar, porém são necessários vários anos de estudo e experiência para saber como colocar os dentes na posição desejada de forma segura e eficaz. Assim, forçar a movimentação dos dentes através de dicas caseiras pode ser perigoso, uma vez que estes tratamentos devem ser revistos e modificados de acordo com a resposta que os dentes vão dando, não sendo possível fazer essa análise apenas através de um espelho. Portanto, forçar a movimentação dos dentes pode, na melhor das hipóteses, acabar por parti-los causando dores bastante fortes.

Perda de osso ou dentes O pior e mais indesejado resultado dos que aderem aos tratamentos de ortodontia DIY é a perda de dentes ou do osso que os mantém no lugar. Apesar disso, esta é uma realidade bastante frequente para quem adota estes tratamentos. A perda de dentes e ossos têm um impacto devastador na saúde oral uma vez que é irreversível. Depois disto, a única solução será colocar uma prótese dentária que acaba por ter um custo mais elevado do que recorrer a um dentista assim que é sentida a necessidade de iniciar um tratamento.


Os dentes têm um grande impacto na autoestima, mas sobretudo na saúde, influenciando a capacidade de respirar, comer e falar. Assim, quaisquer tratamentos que não sejam acompanhados ou recomendados por profissionais especializados devem ser evitados para que seja possível garantir uma boa saúde oral.

Comments


bottom of page