top of page
  • Foto do escritorCarlaRibeiro

Descubra como se vive Ramadão no Dubai

O Ramadão, mês mais importante do calendário lunar islâmico, em 2024 teve início no dia 11 de março. Até 9 de abril, e durante este período sagrado, o Dubai transforma-se num cenário de reflexão, espiritualidade, união familiar e festividades.


Embrace culture and tradition_Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum Centre for Cultural Understanding

Ao longo do Mês Sagrado, a cidade ganha vida com uma variedade de atividades adequadas para todos. Diversos eventos culturais celebram-se por toda a cidade, como os tradicionais mercados de Ramadão, entre outras experiências autênticas e enriquecedoras para desfrutar na cidade do Dubai durante esta época, promovendo a história e a cultura muçulmana.


Fazer compras fora dos horários habituais é também possível nesta altura, em que os centros comerciais, serviços de transporte e atrações principais estendem os seus horários de funcionamento. Historicamente, as lojas e restaurantes fechavam durante o dia no Ramadão, mas o Dubai está completamente aberto e o horário de funcionamento dos centros comerciais e restaurantes é até mesmo estendido para depois da meia-noite para atender aqueles que desejam socializar com a família e amigos após o jejum diário.


Iftar e Suhoor no Dubai

Uma das melhores formas de observar o Mês Sagrado é participar de uma refeição Iftar (após o pôr do sol) ou Suhoor (antes do nascer do sol) com amigos.

Ao pôr do sol, uma pausa recai sobre a cidade até que o rugido dos canhões sinalize o fim do jejum e a proclamação do Iftar. Pessoas de toda a cidade juntam-se aos muçulmanos de todo o mundo que tradicionalmente quebram o jejum com um gole de água e algumas tâmaras. Ao anoitecer, as decorações árabes cintilantes iluminam toda a cidade durante todo o Ramadão.


Iftar and Suhoor in Dubai Asateer Tent at Atlantis, The Palm

As opções populares de Iftar incluem o Ninive no Jumeirah Emirates Towers (Dhs285 por pessoa), a tenda Asateer no Atlantis, The Palm (Dhs270 a Dhs290), a tenda de estilo árabe no 75º andar do SLS Dubai em Business Bay (Dhs225) e o Oasis Food Hall na Expo City Dubai (a partir de Dhs90). Para uma experiência única, pode-se experimentar o Dubai Souks Iftar Tour da Frying Pan Adventures (Dhs472,50) ou o Iftar no deserto no Al Khayma Heritage Camp (Dhs350) e no Al Hadheerah no Bab Al Shams Desert Resort (Dhs399).

Antes da primeira luz do dia, restaurantes e hotéis em toda a cidade oferecem o Suhoor, aos quais muçulmanos e não-muçulmanos são bem-vindos. Lugares populares para o Suhoor incluem o Hikayat Ramadan Garden no Palazzo Versace Dubai (gasto mínimo de Dhs200 por pessoa), o Ninive no Jumeirah Emirates Towers (Dhs285 por pessoa) e a tenda Asateer no Atlantis, The Palm (gasto mínimo de Dhs180 por pessoa).



Experiências culturais

De forma a conhecer melhor a cultura e as tradições do destino durante esta época do ano, o Dubai convida também a explorar as mais diversas experiências culturais, desde os mercados de Ramadão em vários pontos da cidade, até centros de interpretação e museus.


Ramadan

De 15 de março a 4 de abril, o Ramadan District na Plaza Terrace, nas Jumeirah Emirates Towers, transforma-se num centro apresentando marcas locais, entretenimento variado e conceitos únicos. Mostrando o melhor da cultura dos Emirados e da região, o mercado é de entrada gratuita e oferece uma ampla gama de produtos culinários, decoração, vestuário e acessórios de alguns dos designers e artistas mais conhecidos da região. O Majlis do Ramadão deste ano terá como tema a alimentação sustentável e a coesão comunitária, um esforço colaborativo com a Iniciativa Nacional de Alimentação e Resíduos Ne'ma, Fresh On Table, e a Organização Superior de Zayed para Pessoas com Determinação.


O Hai Ramadan, até 8 de abril no Expo City Dubai, apresenta uma variedade de atividades e experiências que celebram o espírito do Ramadão, incluindo apresentações ao vivo, comida tradicional e exposições culturais. As famílias podem experimentar uma variedade de pratos árabes tradicionais, fazer compras num mercado movimentado e desfrutar de entretenimento ao vivo e exposições culturais.


Embrace culture and tradition_Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum Centre for Cultural Understanding

Os visitantes que quiserem adquirir conhecimento sobre as tradições e costumes dos Emirados Árabes Unidos podem visitar o Centro Sheikh Mohammed para a Compreensão Cultural (SMCCU), que foi criado para diminuir a lacuna de conhecimento cultural e permitir uma maior compreensão cultural. Localizado dentro do Bairro Histórico de Al Fahidi, os visitantes do SMCCU podem desfrutar de uma variedade de atividades, desde degustação de culinária tradicional até discussões com Emiratis sobre a vida local. Durante o Mês Sagrado, realizam-se sessões especiais de Iftar (Dhs195), nas quais os visitantes podem experimentar como é o Ramadão para os locais - incluindo quebrar o jejum com tâmaras, uma visita à mesquita onde os anfitriões do SMCCU explicam como e por que os muçulmanos rezam, seguido por um Iftar.


O Museu Etihad é dedicado à história dos Emirados Árabes Unidos e apresenta exposições interativas e ecrãs multimédia. Durante o Ramadão, o museu também oferece eventos especiais e atividades que celebram a cultura e tradições Emirati. Uma tradição significativa no Ramadão é o ritual de disparar canhões ao pôr-do-sol, conhecido como Midfa al Iftar, que pode ser ouvido por toda a cidade. No Dubai, a polícia opera os canhões especiais com cartuchos vazios nos locais turísticos populares da cidade, enquanto os visitantes se reúnem para testemunhar o espetáculo, especialmente na Fort Island de Madinat Jumeirah, onde um dos icónicos canhões de Iftar da cidade é cerimonialmente disparado.


No final do Ramadão, realiza-se o Eid Al Fitr, um festival que celebra o final do jejum. Embora a maioria das pessoas celebra o Eid Al Fitr em casa ou na casa de amigos ou familiares, o Dubai ganha vida com comemorações animadas, atividades emocionantes, performances de danças tradicionais, música ao vivo e espetáculos especiais em todos os principais espaços públicos do Dubai.

Comments


bottom of page