• CarlaRibeiro

Desfolhada, vinhos e petiscos em Valença

Uma desfolhada à moda antiga é o convite de Valença para o próximo fim de semana de 20 e 21 de Outubro, em Cerdal. A oportunidade para avivar memórias, relembrar tradições e provar os vinhos novos acompanhados de bons petiscos.

As festas das colheitas tem nas desfolhadas uma das tradições familiares e de vizinhos mais marcantes nas comunidades rurais de Valença.  O ambiente agrícola festivo, com o ritual do ciclo da colheita e armazenamento do milho é o motivo para um encontro de gerações em Cerdal.


Os carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, as concertinas e as desgarradas prometem festa rija. A procura da espiga rainha será grande. Manda a tradição que quem a encontrar tem de roubar um beijo a uma donzela e se aparecer uma espiga com “filhos” acender uma vela e colocar a espiga numas alminhas, que se encontrem num cruzamento de caminhos, para espantar os maus espíritos.


Na desfolhada não faltarão os bardeiros e até uma meda para compor o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ritual.

Esta é a oportunidade para provar e avaliar os vinhos novos. A gastronomia local marcará presença com o arroz de sarrabulho e rojões e os petiscos como o presunto, a broa, o chouriço e o bolo do tacho, entre tantos outros.



www.cm-valenca.pt

www.facebook.com/municipiodevalenca


#must #bitoque #desfolhada #vinhos #gastronomia #petiscos #valença #portugal #festa #tradiçao #colheitas #festaagricola #festaportuguesa #CâmaradeValença #OsCamponesesMinhotos #cerdal #portugal #valençadominho @it.must.be.good