• begoodmust

Desobediência Civil

No dia 21 de janeiro, a Ideias de Ler publica Desobediência Civil, o clássico ensaio de Henry David Thoreau, o ensaio clássico de 1849 que inspirou Mahatma Gandhi e Martin Luther King.



Texto basilar na inspiração de vários movimentos políticos – destacando-se a sua influência na luta de Martin Luther King e de Mahatma Gandhi – este é um manifesto inquietante sobre a pertinência e justiça dos Governos, sobre a democracia e sobre as leis que regem os assuntos comuns da sociedade.


Apesar de ter sido publicado pela primeira vez em 1849, o desassossego de Thoreau continua sempre atual, uma reflexão sobre o que será mais importante: seguir cegamente as regras – mesmo que injustas, que favoreçam os fortes e que oprimam as minorias – ou lutar pelo que se acredita estar certo, como a busca pela justiça, pela paz e pela liberdade. E, como sublinha o autor, estas ações de um "verdadeiro homem justo" serão tomadas independentemente das consequências e mesmo que isso implique revolta e, em último caso, a desobediência civil. Foi esta atitude que lhe valeu uma noite na prisão, em julho de 1846, por se recusar a pagar impostos "a um Estado esclavagista".


Porque, para Thoreau, "Não nos podemos transformar nos agentes da injustiça que condenamos" e, "Se quando pensa, quando imagina, quando fantasia, um indivíduo é livre, não há governante nem reformador que lhe possa pôr travão.".


#must #itmustbegood #revistamust #confinamento #livro #book #ler #leitura #lovebooks #DesobediênciaCivil #ensaio #HenryDavidThoreau #MahatmaGandhi #MartinLutherKing #ideiasdeler