Desodorizante ou antitranspirante: qual deve escolher?
- begoodmust
- há 4 horas
- 2 min de leitura
Em média, cada pessoa utiliza cerca de 10 desodorizantes ou antitranspirantes, por ano, um número que varia consoante a cultura, o clima e os hábitos de cada país. As escolhas são múltiplas, mas é essencial compreender e desmistificar alguns temas associados aos dois produtos.

Na hora de escolher não é fácil. Os desodorizantes e os antitranspirantes não são produtos concorrentes, mas respostas diferentes a necessidades distintas. Na génese da questão está o suor, produzido pelas glândulas sudoríparas, localizadas na derme, e espalhadas pelo corpo humano. Estão divididas em dois tipos: as glândulas écrinas, distribuídas por quase todo o corpo e responsáveis pela produção de suor aquoso com função de regulação da temperatura, e as glândulas apócrinas, localizadas sobretudo nas axilas, região genital e pés, que produzem um suor mais oleoso e entram em funcionamento a partir da puberdade.
Podemos começar por desmistificar a ideia de que o suor tem cheiro. Não tem! O odor desagradável surge quando os microrganismos, naturalmente presentes na pele, entram em ação, sobretudo em zonas quentes e húmidas, criando o ambiente ideal para se multiplicarem. Todos suamos da mesma maneira, mas a quantidade e frequência varia de pessoa para pessoa. É neste momento que surge a questão: desodorizante ou antitranspirante?
Conhecer as diferentes soluções
Os desodorizantes atuam essencialmente no controlo do odor, sem interferir com a produção de suor. Para isso, combinam ingredientes que limitam a ação dos microrganismos responsáveis pelo mau cheiro, neutralizam ou mascaram odores e, em alguns casos, ajudam a absorvê-los.
Os antitranspirantes contribuem para reduzir a quantidade de suor produzida. Habitualmente, têm na sua fórmula sais de alumínio, utilizados com segurança há mais de um século, que bloqueiam temporariamente a saída do suor pelas glândulas sudoríparas. Quando aplicados diminuem a humidade local, criando um ambiente menos favorável à proliferação bacteriana, controlando, mais eficazmente, o odor.
Assim, percebemos que a escolha entre desodorizante e antitranspirante depende das necessidades individuais de cada pessoa. Os desodorizantes, com fórmulas mais suaves e bem toleradas, são a opção adequada para quem tem uma transpiração normal e pele sensível.
Os antitranspirantes estão indicados em situações de transpiração mais intensa, como em períodos de maior calor, prática de atividade física ou em casos de hiperidrose ligeira, permitindo reduzir a quantidade de suor produzida. É uma solução eficaz quando se procura uma proteção mais duradoura, ao longo do dia.
Nos formatos roll-on, spray, stick e creme, cada pessoa pode escolher a solução mais adequada, de forma segura e ajustada ao seu estilo de vida. Em caso de dúvida, fale com o seu farmacêutico Holon e escolha em segurança.

Artigo de opinião de BÁRBARA MARQUES – Farmacêutica e Gestora de produto das Farmácias Holon
#must #itmustbegood #Desodorizante #Antitranspirante #suor #saude #bemestar #beleza #Higiene #FarmáciasHolon #odor #corpo





Comentários