top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

4 desportos para celebrar o Dia da Mulher sempre em grande atividade

Graças ao esforço e perseverança de muitas mulheres ao longo dos anos, o desporto tornou-se um espaço cada vez mais inclusivo e aberto. Para celebrar este Dia da Mulher, as suas conquistas ao longo da história e alertar para o caminho que ainda há para percorrer, o Urban Sports Club apresenta 4 desportos que têm ganho cada vez mais popularidade. Além disso, é possível praticá-los em parceiros fundados ou geridos por mulheres!



Historicamente as mulheres enfrentaram muitas barreiras e limitações na prática desportiva. Devido a uma visão de que as mulheres eram frágeis e incapazes de participar em atividades físicas intensas, o acesso a muitas modalidades desportivas e competições, foi, muitas vezes, limitado impedindo-as de desenvolver o seu talento desportivo. Por exemplo, até o final do século XIX, as mulheres estavam proibidas de participar nos Jogos Olímpicos. Apenas em 1900, em Paris, foi permitido que integrassem a competição pela primeira vez. Ainda hoje, em muitos lugares do mundo, as mulheres enfrentam obstáculos para praticar desporto devido a preconceitos culturais, falta de acesso a instalações e recursos, e discriminação de género.

CrossFit

O CrossFit é uma atividade física intensa que promete desafiar os limites de quem o pratica. Baseia-se em movimentos funcionais, ou seja, movimentos naturais do corpo humano, como levantamento de peso, agachamentos, flexões, corrida, entre outros. O CrossFit garante um alto gasto calórico, aumenta a flexibilidade, a força e a resistência e ajuda a prevenir o risco de lesões. É, também, uma ótima hipótese para quem tem pouco tempo disponível. Além de ser um treino rápido (45-60 minutos), a maioria dos locais de treino tem horários flexíveis, o que facilita a incorporação na rotina diária. O Urban Sports Club conta com o CrossFit Caravelas como parceiro que tem como Head Coach e Sócia, Ana Lima.

Yoga

A prática de yoga faz parte da rotina de cada vez mais desportistas. É uma atividade fisicamente muito completa que trabalha todos os músculos do corpo. Permite, também, trabalhar a força, a resistência e o equilíbrio. Além disso, o yoga estende-se além do corpo e do estado físico, tendo um forte impacto emocional nos seus praticantes. É composto por exercícios físicos, respiratórios e mentais, que permitem chegar ao equilíbrio próprio e com o que nos rodeia. A Professora Elsa Santos fundou o Om Iyengar Yoga Lisboa, perfeito para a prática deste desporto.

Bouldering

O bouldering, que tem ganho cada vez mais adeptos, é uma modalidade da escalada, mas que não requer o uso dos equipamentos de segurança convencionais. Este desporto exige o esforço de todo o corpo e representa inúmeros benefícios – entre o ganho de força, resistência cardiovascular, e melhoria do equilíbrio e da concentração -, podendo ser uma excelente opção para um treino indoor, já que é possível praticar em várias instalações cobertas. A Rafaela Bastos é a atual CEO do Climb Up, onde é possível aprender e aperfeiçoar esta modalidade.

Treino Funcional

O treino funcional tem como principal objetivo desenvolver a capacidade funcional do corpo, ou seja, a capacidade de executar movimentos do dia a dia de forma segura e eficiente. É diferente dos treinos convencionais que se concentram em grupos musculares isolados, na medida em que trabalha o corpo de forma integrada, através de exercícios que simulam movimentos do dia-a-dia, como agachar, puxar, empurrar e levantar. É, assim, uma modalidade indicada para praticantes de todas as idades e níveis de condição física. O Circle é um parceiro gerido por Noor Palma, onde, num estúdio equipado com tecnologia de ponta, é possível praticar este tipo de treino. #Must#itmustbegood #desporto #exercicio #UrbanSportsClub #DiadaMulher #desportiva #yoga #treino #ginasio

bottom of page