CarlaRibeiro
Dona Filipa e Dom João I
De origens distintas mas unidos sob a mesma bandeira, o Mestre de Avis e Filipa de Lencastre foram, ao longo de 28 anos em comum, catalisadores de uma célebre e fervorosa transformação em Portugal e no mundo.

No seu oitavo livro, intitulado Dona Filipa e Dom João I, Maria João Fialho Gouveia narra, nas vozes dos dois cúmplices monarcas, o percurso singular e inspirador de um casal fascinante, desde a timidez e surpresa do seu primeiro encontro aos seus tempos áureos.
Nascido da relação entre Dom Pedro I de Portugal e Teresa Lourenço, filha de um mercador lisboeta, o Mestre de Avis passaria de filho bastardo a Dom João I de Portugal, patriarca da Dinastia de Avis e da afamada Ínclita Geração que Luís de Camões cantou. Ao seu lado esteve Dona Filipa de Lencastre, a primogénita do príncipe John de Gaunt e da bela fidalga Blanche de Lencastre. Deste casamento de conveniência, resultante de um acordo político entre o novo soberano português e o duque de Lencastre, veio não só a nascer uma aliança perpétua entre Portugal e o Reino Unido, como uma dupla apaixonada e erudita, que moldaria o destino da nação lusitana ao dotá-la de uma geração de príncipes visionários e carismáticos.
A vida conjunta destas incontornáveis figuras deu o mote a uma das épocas mais determinantes da História de Portugal, a de um reino então pequeno em tamanho mas possuidor de uma sabedoria imensa e determinado a alargar os seus horizontes. Num romance arrebatador, Maria João Fialho Gouveia eterniza os episódios preponderantes de uma família real e de um povo aventureiros e perseverantes, marcados pelo amor ao conhecimento e à pátria.
#must #revistamust #itmustbegood #DonaFilipaeDomJoãoI #MariaJoãoFialhoGouveia #BertrandEditora #livro #book #read #leitura #Literatura #Romance