top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Diário de um Sem-Abrigo

Atualizado: 2 de jun. de 2022

Da autoria de Jorge Costa e da Mensagem de Lisboa, o livro dá a conhecer, na primeira pessoa, o que é viver em situação de sem-abrigo. Catarina Carvalho e Ferreira Fernandes, do jornal Mensagem de Lisboa, estarão presentes na Festa do Livro em Belém, no dia 2, para assinalar o pré-lançamento da obra. Com as receitas da venda do livro irá criar-se uma BOLSA para jornalismo sobre sem-abrigo. Preço: 10,90€.



A LeYa/ Oficina do Livro publica, a 14 de junho, Diário de um Sem-Abrigo, de Jorge Costa e Mensagem de Lisboa. Com prefácios de Marcelo Rebelo de Sousa e Nuno Markl, o livro relata os dias (e noites) de Jorge Costa a viver nas ruas de Lisboa. Catarina Carvalho, co-fundadora e diretora da Mensagem de Lisboa, e Ferreira Fernandes, co-fundador do mesmo jornal, estarão presentes na Festa do Livro em Belém, esta quinta-feira, dia 2, às 18h15, para assinalar o pré-lançamento da obra. Com as receitas da venda do livro irá criar-se uma BOLSA para jornalismo sobre sem-abrigo – criada pela Mensagem de Lisboa.


Diário de um Sem-Abrigo é o legado do homem que deu voz aos sem-abrigo e mudou a forma como olhamos o outro. Jorge Costa morreu no passado dia 20 de abril, com 55 anos, em Lisboa, onde nasceu e sempre viveu. Provavelmente, teria morrido anónimo, como tantos outros, como o amigo Zé. Mas as suas crónicas na Mensagem de Lisboa levaram-no ao conhecimento de tantos e tantos. O seu talento conquistou os leitores que o acarinharam, ainda que à distância, neste último ano da sua vida. No jornal digital da capital, partilhou a sua experiência da vivência nas ruas, sem teto para viver e para dormir. Durante 8 meses foi sem-abrigo e teve o céu de Lisboa como teto. Escreveu sobre esta “difícil experiência, indigna e quase desumana” como a descreveu. Quis dar a conhecer, na primeira pessoa, o que é viver em situação de sem-abrigo. E este livro, que agora se publica a título póstumo, cumpre e perpetua o seu propósito.



bottom of page