• begoodmust

Dicas para cuidar do jardim

Atualizado: 22 de jul. de 2021

A que horas se deve regar o jardim, utilizar adubos orgânicos e ter atenção às pragas são algumas das dicas que a especialista Gabriela Ribeiro da 55+ recomenda para cuidar do jardim este verão.



Com a chegada do verão, os finais de tarde, os almoços de família e os jantares tardios sabem melhor quando são passados no belo jardim de casa.

“Nesta altura do ano é essencial ter mais atenção aos cuidados dados às plantas, tendo em conta as elevadas temperaturas e escassez de chuvas”, explica Gabriela Ribeiro, a especialista em jardinagem que aos 65 anos se juntou à 55+ depois de se reformar, com o objetivo de se sentir mais ativa e útil na sociedade.



1. Cuidado com as horas de rega: para manter um jardim fresco e verde é preciso ter bastante atenção às horas que rega o jardim. Especialmente no verão, as plantas devem ser regadas nas horas de menos calor como o amanhecer ou o entardecer, sendo que deve ter em atenção que a água deve penetrar o solo até 15 cm para chegar até às raízes.


2. Utilize adubos orgânicos: reutilize as cinzas de madeira do inverno, as borras de café, as cascas de banana e compostagem caseira para fertilizar as plantas. Estes resíduos orgânicos são muito melhores do que os químicos de compra.


3. Tenha atenção às pragas: uma das formas de evitar ter estes pequenos insetos no jardim é plantar ervas aromáticas como: salsa, lavanda, manjericão e jasmim. Este tipo de ervas são ótimos repelentes de insetos e podem evitar o aparecimento destes bicharocos.


4. Livre-se de folhas e galhos secos: para além de esteticamente não ser bonito ter folhas e galhos secos no jardim, é importante para as plantas terem espaço e arejamento entre elas para se desenvolverem melhor.


5. Coloque os vasos em sítios frescos: para evitar o contacto direto do sol nas plantas mais sensíveis deve colocar os vasos no sítio mais fresco do jardim e nunca diretamente no chão, onde observem todo o calor do solo potencializando a secura das raízes.


6. Acabe com as ervas daninhas: para um jardim mais bonito deve arrancar as ervas daninhas sempre pela raiz para evitar o seu contínuo crescimento.


7. Não se esqueça de podar o jardim: embora a poda dependa do ciclo vegetativo das espécies, no verão deve-se cortar as folhas e ramos secos e doentes, de forma a melhorar a floração e frutificação das árvores.



Para quem não tem tempo para tratar do jardim e precise de uma ajuda extra, pode contratar um dos especialistas da 55+ através da plataforma www.55mais.pt. Este serviço além de ajudar pessoas que não têm tempo no seu dia-a-dia permite ainda que pessoas com mais de 55 anos que estejam desempregadas, reformadas e inativas se sintam úteis e integradas na sociedade.


Atualmente, o serviço de jardinagem está disponível nos concelhos do Porto, Matosinhos, Maia, Paredes e Valongo, assim como em Aveiro e na grande Lisboa. Quem quiser solicitar este serviço ou os serviços de pet sitting, babysitting, comida ao domicílio, pequenas reparações entre outros, basta escolher a opção pretendida no website, definir os detalhes da reserva e de seguida será contactado pela equipa onde será atribuído o especialista 55+ mais perto e adequado a si.


#must #itmustbegood #revistamust #jardim #jardimverao #dicas #tratardojardim #55mais #pragas #plantas #jardinagem