• begoodmust

Estar numa dieta e ir a festas é uma dor de cabeça!

Atualizado: 29 de dez. de 2021

Em consulta para dieta, emagrecimento ou alimentação saudável,  costumo ouvir muitas vezes afirmações idênticas a esta, contudo saiba que não tem de ser assim.  Em baixo vou-lhe deixar 10 dicas para se manter em linha com o seu plano de emagrecimento, nestes momentos.


Crónica de Ana Sousa, Nutricionista



Dieta vs Festas

Estamos a falar de épocas como o Natal, a Passagem de Ano, a Páscoa, Casamentos, Batizados, Aniversários e até mesmo Jantares de Amigos/ Familiares. Estas alturas podem ser uma verdadeira dor de cabeça para quem quer ou está a emagrecer. Muitas vezes, causa stress e ansiedade antes e durante o evento. Após a festa causa, muitas vezes, sentimento de culpa, desmotivação, o que pode levar à desistência de atingir o objetivo.

Nestas alturas não estamos a controlar o que nos vai ser apresentado no menu. Por

outro lado, também não queremos ser desagradáveis com o anfitrião da festa e os convidados.

Então como é possível se manter no controlo da situação ferir suscetibilidades, sem

ser inconveniente ou desagradável?

Aqui estão 9 dicas para manter a sua rotina de alimentação saudável numa festa, tendo um momento relaxante, alegre e agradável.



9 dicas para não descarrilar a dieta nas festas


1. Não altere a sua rotina de alimentação saudável até ao momento da festa

No período fora da festa não altere a sua rotina diária saudável. Se fizer exercício físico habitualmente, no dia do evento tente não faltar ao treino. Opte por se exercitar antes da festa. Desta forma, não vai estar stressado porque a festa acabou tarde e não vai dar tempo de se treinar depois.

2. Não vá para a festa de estômago vazio

Se o evento não lhe ocupar o dia todo, opte por fazer as refeições fora do evento de

forma saudável, não alterando a sua rotina diária.

Alimente-se bem e de forma saudável antes do evento. Desta, forma vai evitar que chegue à festa faminto e controle facilmente o foco na dieta.


3. Informe o organizador da festa que a sua alimentação saudável é uma prioridade

Se tiver a oportunidade ou for adequado, informe o anfitrião da festa que a alimentação saudável é importante para si e porquê. Se for oportuno e adequado, pode optar por levar um prato preparado por si para partilhar com os restantes convidados. Não se esqueça de dizer ao anfitrião do que está a planear fazer. Desta forma, torna as coisas mais fáceis para o organizador e um momento agradável de partilha.


4. Escolha de forma inteligente o que vai comer

De uma volta ou converse com o anfitrião para saber o que vai ser servido. Desta forma, pode planear o que vai comer na festa, tendo em conta todos os pratos, decidindo o que vai querer provar e o que vai beber. Isto permite-lhe priorizar uns pratos em vez de outros, tendo em conta os seus gostos alimentares e o seu objetivo.



5. Se tiver oportunidade mantenha-se nas bebidas menos calóricas

Coquetéis, vinho, cerveja, certos sumos e bebidas espirituosas tem um alto teor calórico. assim, vai economizar calorias para os petiscos que serão servidos e que, de certeza, que vai querer provar. dica simples é beber um pouco de água quando chegar à festa para saciar a

sede.


6. Não exagere nos aperitivos

Geralmente, os pratos de aperitivos são muito calóricos, sendo vulgarmente compostos por fritos. Nesta fase é importante controlar o que está a comer e lembre- se que provar é diferente de fazer uma refeição. Uma dica, por exemplo, se a festa for na casa de um amigo ou familiar, é levar um aperitivo saudável para partilhar com os restantes convidados.


7. Tenha em atenção as quantidades que coloca no seu prato

Isto parece um cliché, mas ajuda em momentos como estes. Opte por dividir o prato mentalmente em quatro partes. Duas delas devem ser compostas por legumes, uma parte com proteína e por último hidratos. Se estiver a pensar em repetir, lembre-se que provavelmente ainda haverá sobremesa e que não vai querer ficar de fora.


8. O âmbito de uma festa é conviver ou comemorar e não comer

Concentre-se em socializar mais com os restantes convidados em vez de se focar na comida. Tenha a preocupação por ser uma das pessoas mais sociáveis da sala, fazendo perguntas e ouvindo com atenção. Desta forma vai-se manter distraído e ficará menos obcecado com a comida. Provavelmente vai-se sentir muito mais conectado às outras pessoas.


9. O dia seguinte é um novo dia

Não caia na tentação de ser martirizar ou culpar-se pelo dia anterior. Foque-se em manter o plano e no seu objetivo. Continue a sua alimentação saudável, faça exercício físico, continue com a sua rotina habitual.  Deixo-lhe alguns truques motivacionais aqui. Assim que surgir um outro convite par uma festa aceite-o. Conviver também é saudável e ajuda à saúde-mental.



Ana Sousa, Nutricionista

Tel.: 918 797 551 | 928 119 988

E-mail - geral.anasousanutricionista@gmail.com | nutri@anasousanutricionista.com

Website - https://anasousanutricionista.com/

Morada

Nogueira e Silva Escura - Maia - Porto






#must #revistamust #itmustbegood #dieta #festas #nutriçao #alimentos #comida #refeiçao #calorias #anasousanutricionista