top of page
  • Must Edição

Quer diminuir a sua fatura energética? Siga estas dicas

Poupança energética é sinónimo de reduzir o impacto da nossa pegada ambiental, mas também de reduzir a fatura energética das famílias. E é a pensar nisso que a UCI, no âmbito do Dia Mundial da Poupança Energética, preparou um conjunto de dicas que os portugueses podem implementar no seu dia-a-dia.


A poupança energética, tal como o nome indica, consiste no ato de consumir eletricidade de forma consciente e racional. Em casa, a poupança energética pode ser feita em três níveis: ao nível da iluminação, climatização e/ou eletrodomésticos.


De acordo com o Inquérito ao Consumidor de Energia no Setor Doméstico, do Instituto Nacional de Estatística (INE), a iluminação representa, em média, cerca de 14% do consumo global de energia numa habitação. Neste sentido, é importante adotar algumas medidas que permitam diminuir este consumo, como desligar as luzes quando não estamos a utilizar uma determinada divisão, aproveitar ao máximo a luz natural, utilizar sensores de movimento ou presença e optar por iluminação eficiente, como é o caso das lâmpadas LEDs.


No que respeita à climatização, é importante investir no isolamento das paredes e coberturas, apostar em janelas eficientes, calafetar portas, evitar aquecer espaços da casa que não estão a ser utilizados e manter as portas e janelas fechadas. Ao nível do isolamento, existem alguns programas de apoio, como o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, que podem ajudar as famílias a melhorar o desempenho energético e ambiental das suas casas.


Na hora de escolher os eletrodomésticos, deve optar por equipamentos com classe energética A, usar sempre as máquinas da roupa, da loiça e de secar com carga máxima, aproveitar o sol e o vento para secar a roupa sempre que possível evitando as secadoras elétricas, desligar na tomada os equipamentos em que isso for possível, para que não fiquem em stand-by a consumir energia. E, se possível, usar placas de indução, pois podem poupar até 80% de energia.


Comments


bottom of page