• CarlaRibeiro

Do Outro Lado do Espelho

«Já há algum tempo, aliás, que eu sabia que estava a ficar demasiado magra, mas ainda tentava disfarçá-lo de toda a gente com a roupa que escolhia. Infelizmente, isso tornara-se impossível. (…) Pesava trinta e dois quilos.»

Do Outro Lado do Espelho, de Teresa Procopiak, Bertrand Editora; € 16,60

Naquele que foi considerado um dos casos mais graves de anorexia nervosa com sobrevivência do paciente, Teresa Procopiak criou um alter-ego a que deu o nome de Ana. «A Ana não queria saber da saúde da minha avó (que simulou um enfarte para me convencer a comer) para nada e convenceu-me a recusar tudo o que me era posto à frente. Dissera-me que tinha de me tornar impiedosa para sermos bem-sucedidas no nosso propósito comum, e nem a minha avó, que eu tanto adorava, era merecedora do fim do meu sacrifício.»


Conhecida como sósia de Irina Shayk, a modelo Teresa Procopiak cresceu numa família de diplomatas e viveu sempre uma vida privilegiada. Contudo, a partir dos dez anos, as suas dificuldades de adaptação, aliadas a um distúrbio alimentar muito grave, roubaram-lhe a adolescência. Durante dez anos, a autora enfrentou várias batalhas, a doença e o abuso, mas viveu também um grande romance. Segundo os médicos, foi um dos casos mais graves da doença psiquiátrica de que há registo. Esta é a sua história inspiradora – uma história de sofrimento, doença e luta constante, mas também uma história de fé, sobrevivência e glória.


#must #revistamust #itmustbegood #DoOutroLadodoEspelho #TeresaProcopiak #BertrandEditora #anorexia #literatura #memorias #testemunhos #vida #moda #book #livro #read @it.must.be.good