• begoodmust

Os Doentes do Doutor García

Atualizado: Ago 19

Almudena Grandes dá voz às vítimas do fascismo europeu em Os Doentes do Doutor García, um romance de ficção construído em torno de factos reais


O livro estará disponível nas livrarias a 20 de agosto.

Ao mesmo tempo thriller e romance de espionagem, Os Doentes do Doutor García é uma emocionante história que parte de acontecimentos reais pouco conhecidos sobre a Segunda Guerra Mundial e o franquismo para construir personagens que representam e evocam um dos momentos históricos mais difíceis e vergonhosos do século passado, não apenas em Espanha mas em toda a Europa. Esta narração ambiciosa, que procura dar voz aos vencidos, foi galardoada em Espanha com o Prémio Nacional de Narrativa e o Prémio Liber. Integra uma série de fôlego à qual Almudena Grandes deu o título de Episodios de Una Guerra Interminable.


Neste livro encontramos como pano de fundo o fim da esperança e a tentativa de desmascarar a rede de evasão de centenas de criminosos de guerra e de hierarcas nazis dirigida por Clara Stauffer, no eixo Madrid-Buenos Aires, entre 1945 e 1955. Não é ficção, é realidade: nazi e falangista, Stauffer foi a única mulher a figurar na lista de 104 pessoas que as forças aliadas (e as franquistas) sabiam serem coniventes com o horror antissemita.


«Os meus protagonistas são pessoas correntes, normais, heróis e heroínas que não o parecem», frisa a autora desta obra cujas personagens vamos conhecendo à vez, capítulo a capítulo, para mais à frente os seus destinos, por fim, se cruzarem. Alguns dos fios que teceram a conjuntura histórica deste relato são expostos em textos não ficcionais, de uma factualidade cruel, em contraste com a compaixão que os valentes imaginados por Almudena Grandes nos despertam.


#must#itmustbegood#revistamust #livro #book #ler #leitura #osdoentesdodoutorgarcia #almudenagrandes #historia #portoeditora