• CarlaRibeiro

Já pode dormir no palacete da Rua das Flores no Porto

Situado na iconográfica Rua das Flores, no centro histórico do Porto, o novo hotel de 5 estrelas do grupo PortoBay tem 66 quartos, spa e piscina interior, ginásio, restaurante, bar com esplanada para a rua, pátio ajardinado, quartos com vista sobre a cidade e espaço para reuniões.  



“O hotel PortoBay Flores surge no seguimento do interesse do grupo PortoBay em ter representação nas principais cidades do país, com uma oferta alargada no segmento de 5 e 4 estrelas”, explica António Trindade, Presidente e CEO do grupo, acrescentando que “este hotel corresponde a uma vontade de diversificação de produto hoteleiro, indo à procura de edifícios com características fortemente diferenciadas e com a melhor localização possível.” “Deste modo, este nosso novo hotel preenche os nossos objectivos em termos de realidade urbana em Portugal, reproduzindo o nosso exemplo em Lisboa, com o PortoBay Liberdade e PortoBay Marquês”, acrescenta.



Com alma quinhentista O novo hotel cinco estrelas da cidade do Porto apresenta-se numa fusão entre o clássico e o contemporâneo, conjugando um palacete do século XVI e um edifício construído de raiz. O desafio do arquitecto Samuel Torres de Carvalho passou por preservar e integrar os elementos originais da traça do palacete com 500 anos de história, de forma a assegurar a sua identidade, unindo a ala histórica à nova edificação. Na fachada mantém-se as grandes portas de madeira, os janelões sobrepujados por frontões triangulares, as varandas de ferro forjado e as cantarias de pedra onde figura o brasão quinhentista que enquadra o vão central.



Contraste entre o clássico e o moderno   O projecto de interiores é da autoria da arquitecta Catarina Cabral e foi concedido no sentido de fazer um grande contraste entre o clássico do próprio edifico com o design moderno das peças escolhidas. Privilegiaram-se ainda espaços com boas circulações que deixassem o edifício falar por si só. No interior, as antigas cavalariças do palacete deram lugar à entrada do hotel. O piso e a imponente escadaria foram restaurados e as lajes de granitos originais continuam a marcar presença. Destacam-se ainda outros elementos da época como os bonitos azulejos, janelas, motivos decorativos em pedra original e um antigo forno de cozinha que une o edifício do palacete à ala nova do hotel.


Uma pequena capela barroca Entre a ala nova e o palacete surge um amplo pátio pavimentado em lajes de granito, onde reside mais um dos muitos segredos do Porto, uma pequena capela barroca cuja data se atribui à época das obras de renovação do imóvel, a meados do século XVIII, de autoria do artista italiano Nicolau Nasoni, com emblemáticos trabalhos na cidade do Porto, onde se destacam a emblemática Torre dos Clérigos e a igreja da Misericórdia, mesmo ao lado do hotel PortoBay Flores.



Camas com dois metros de largura O projecto do hotel conta com 55 quartos no edifício novo e 11 no antigo palacete. São sete tipologias de quarto disponíveis para diferentes experiências, que contam com camas espaçosas (dois metros de largura, na grande maioria), e todas as comodidades, o que garante o conceito de conforto que caracteriza a marca PortoBay. Dos pisos superiores revela-se das amplas janelas e varandas aquilo que talvez melhor caraterize a cidade: uma vista fantástica sobre o casario recuperado, onde se destaca a Sé do Porto, e que se prolonga até ao rio Douro.



Restaurante Bristô Flores Aberto ao público, apresenta-se na cidade com um conceito de bistronomia tendo como ambiente os salões nobres do palacete. Orientado pelo Chefe Nuno Miguel, a cozinha conjuga a autenticidade do bistrô com toques de alta gastronomia, com produtos de qualidade, sabores portugueses e serviço simplificado.



O Bar dos Maias Na entrada do hotel, o Bar dos Maias oferece opções de bebidas e refeições ligeiras ao longo do dia. Com esplanada e acesso direto pela Rua das Flores, este cocktail bar permite desfrutar do ambiente da rua pedonal do centro histórico do Porto. O nome presta tributo à família dos Maias, a última a habitar este palacete.



Mandalay Spa Oferece três salas de tratamento, sauna, banho turco e ginásio. A área de relaxamento liga-se à piscina interior aquecida com luz natural. As terapias são oriundas do Sudeste Asiático e baseadas na medicina Indiana e Tailandesa.

#must #revistamust #itmustbegood #hotel #turismo #porto #estadia #travel #hotelaria #ruadasflores #portobayhotel #portobayflores #historia #classico #elegancia