• begoodmust

Eneida

Chega às livrarias uma nova edição com nova capa de um dos grandes clássicos da cultura europeia. Eneida, do poeta Vergílio, narra a fuga de Eneias de Troia e a viagem em busca de uma pátria que tantas vezes lhe fora profetizada.



É uma tradução do latim por Ana Alexandra Alves de Sousa, Cristina Abranches Guerreiro e Luís M. G. Cerqueira, docentes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Troia caiu. Os gregos, após uma longa guerra, invadem e destroem a cidade. Alguns troianos, contudo, conseguem escapar e, liderados por Eneias, partem em busca de uma nova pátria.


“Canto as armas e o varão que nos primórdios veio

das costas de Troia para Itália e para as praias de Lavínio.”


Eneida, obra-prima da literatura latina e epopeia que imortalizou Vergílio, tem início, in media res, já no decorrer dessa viagem e narra as suas aventuras, a queda da lendária Troia, contada pelo próprio Eneias, o seu trágico amor pela rainha Dido e a chegada à península itálica. Relata os seus infortúnios e combates, as alianças, a influência dos deuses no seu fado e a origem mítica de Roma e da sua grandeza.


A reedição desta obra faz-se com paralelismo formal ao texto original, recuperando a estrutura em verso do poema épico, com indicação das estrofes, de dez em dez, referentes à versão portuguesa e à versão latina, para mais fácil leitura e estudo.


#must #revistamust #itmustbegood #Eneida #livro #book #ler #leitura #vergilio #poemas #poetavergilio #troia #italiA #GRECIA #lovebooks