top of page

Tenha um espaço de estudo com muita luz natural para os seus filhos! É bom para a saúde e para a aprendizagem

  • Foto do escritor: begoodmust
    begoodmust
  • 18 de set.
  • 3 min de leitura

Um espaço de estudo adequado assume um papel determinante no desenvolvimento infantil, uma vez que é onde as crianças passam grande parte do seu tempo e, por isso, torna-se essencial criar espaços com qualidade, para que o impacto no progresso cognitivo, emocional e social seja positivo. 


Quarto infantil iluminado com cama, cadeira amarela e mesa branca. Pôster na parede cinza diz "Oh, the places you'll go!". Atmosfera calma.
Ao retomar rotinas e recuperar o ritmo pós férias de verão, a luz natural desempenha um papel essencial no desenvolvimento, aprendizagem e desempenho intelectual das crianças. Por isso, espaços de estudo bem iluminados tornam-se fundamentais para reforçar a motivação, a energia e o foco

A VELUX®, marca pioneira de janelas de telhado, defende que o bem-estar das crianças resulta da combinação entre a ergonomia e a simplicidade, mas, sobretudo, do correto aproveitamento da luz natural. E, por isso, a promoção de um ambiente equilibrado e saudável contribui tanto para a aprendizagem e desempenho escolar, como também influencia as rotinas diárias, melhora a autoestima e a saúde emocional das crianças.

Siga estes conselhos práticos para a criação de espaços de estudo mais saudáveis, que potenciem a concentração, a motivação e o equilíbrio emocional


Quarto iluminado por claraboias, com cama cinza, escrivaninha com laptop e estante. Poster "There is no finish line" na parede.

Mobiliário adequado

As cadeiras sem rodas ajudam as crianças a manter uma postura correta, evitando movimentos desnecessários pelo espaço, como possíveis quedas, e oferecendo, por isso, uma maior segurança e também uma maior capacidade de concentração durante o estudo. Quando combinadas com uma secretária adequada à altura das crianças, melhora não só a ergonomia, como evita posições incorretas que podem gerar fadiga e comprometer a atenção durante a sessão de estudo. Esta combinação contribui para um ambiente de aprendizagem mais tranquilo, organizado e adequado à concentração nas atividades escolares.


Quarto iluminado com cama de casal bagunçada, tapete geométrico azul, duas luminárias brancas e planta ao lado de penteadeira. Janela no teto.

Espaço livre de distrações para manter o foco

Num mundo repleto de estímulos, é essencial criar um ambiente visualmente limpo, para que as crianças se consigam focar nas tarefas escolares. Na divisão onde estudam, é de evitar ter brinquedos espalhados, decorações em excesso ou dispositivos eletrónicos desnecessários, pois dificultam a concentração, prejudicando o foco para o que  realmente  importa.


Mesa vermelha com canecas, cadernos e organizador em um sótão iluminado, janela grande com plantas ao lado, quadros nas paredes. Atmosfera calma.

Regular a intensidade de luz natural

A luz natural é fundamental para rentabilizar o estudo. Tal como sugere o Barómetro Healthy Buildings 2024, um estudo promovido pela VELUX, uma correta gestão da iluminação interior pode aumentar a performance até 2,9%, sendo, por isso, essencial ajustar a sua intensidade ao longo do dia através da utilização de acessórios, como é o caso das cortinas. Ao filtrarem a entrada de luz,  evitam reflexos e controlam o excesso de brilho que pode causar fadiga visual criando, assim, um ambiente confortável, luminoso e equilibrado.


Sótão acolhedor com janelas inclinadas. Almofadas e tapete colorido no chão, plantas e decoração suave. Luz natural e ambiente relaxante.

Paredes e móveis em tons claros

As paredes e os objetos em tons neutros ajudam a distribuir a luz natural de forma equilibrada pelo espaço, tornando o ambiente mais luminoso e acolhedor. Além disso, uma iluminação equilibrada melhora o humor, reduz a sensação de cansaço e melhora a capacidade de aprendizagem.


Quarto minimalista com cama de lençóis cinza, planta ao lado e janela inclinada que ilumina o ambiente. Quadro na parede cinza-clara.

Utilizar plantas e elementos naturais para promover o bem-estar

A presença de natureza dentro de casa tem um impacto direto no nosso bem-estar emocional. Plantas, flores ou pequenos elementos naturais ajudam a reduzir os níveis de stress, estimulam a criatividade e criam um espaço mais acolhedor. Ainda que a escolha deva ser feita tendo em consideração a idade das crianças, a ligação à natureza ajuda a promover o equilíbrio emocional das crianças, contribuindo também o foco das mesmas e respetiva salubridade do espaço.


Comentários


bottom of page