Especial casamentos: Foi convidado e não sabe o que oferecer?
- Must Edição
- 8 de jul.
- 4 min de leitura
As cerimónias de casamento são verdadeiras celebrações de amor e emoção, pelo que os noivos esperam presentes com significado, muito além do valor monetário. Contudo, esta tarefa, que para alguns pode ser bastante divertida, deixa muitos outros convidados preocupados, por não saberem o que oferecer.

A Quinta Condes de Valadares, um espaço de excelência na organização de eventos, partilha cinco ideias que prometem surpreender os noivos e ajudar os convidados menos criativos a fazer um “brilharete”.
Uma experiência a dois
Esta ideia é um clássico que tem sucesso garantido. Uma “escapadinha” ou uma experiência a dois diferente são presentes que conduzem a momentos inesquecíveis na vida do casal, marcando o início desta nova etapa. Um fim de semana fora do país, uma noite num hotel ou numa casa de campo, uma experiência de spa, ou um voo de balão são ideias memoráveis; no campo de experiências mais artísticas, pode-se optar por workshops de cerâmica, culinária, pintura, ou até de dança.
Uma peça para a nova casa
Atualmente, muitos dos noivos já estão a viver juntos no dia do casamento, mas uma peça de design ou um novo utensílio são sempre boas apostas para completar a decoração do lar. Mobiliário elegante, candeeiros, tapetes, cortinados, lençóis ou eletrodomésticos fora do comum são ideias que elevam a vida quotidiana do casal. Qualidade, durabilidade e “toque pessoal” são importantes detalhes a ter em conta na seleção deste presente.
Presente totalmente personalizado
Um presente único e personalizado tem sempre um carinho especial. Um quadro, uma playlist original, um livro de poesia com a história dos noivos, peças gravadas com as coordenadas do lugar onde o casal se conheceu, um livro de receitas com tradições de família, ou uma manta bordada com uma frase especial são ideias que celebram a história de amor de forma muito criativa.

Surpresa conjunta com vídeo de abertura do copo-d'água
Os presentes de grupo podem ser, igualmente, boas ideias. Neste caso, oferecer o vestido de noiva e o fato do noivo, a lua-de-mel, ou o DJ da cerimónia são boas opções. Ademais, qualquer uma delas pode ser ainda mais marcante, se for acompanhada de um vídeo de abertura do copo-d'água, com mensagens de amigos e família, imagens da história do casal e retratos de bons momentos dos noivos com os convidados.
Lembrança relacionada com a natureza
Para os casais mais ligados à natureza e à sustentabilidade, esta pode ser uma ótima opção. Uma horta vertical com sementes de ervas aromáticas, uma árvore para plantarem juntos num quintal, ou uma planta de interior são ideias que podem atribuir um novo objetivo conjunto: cuidar do que lhes foi oferecido no grande dia.
Filipa Ferreirinha, responsável da Quinta Condes de Valadares, sublinha: “Mais do que o valor do presente, o que realmente fica na memória dos noivos é a intenção e a emoção.” Catarina Ferreirinha, também responsável do espaço, acrescenta: “As ofertas que refletem de forma criativa a história do casal são sempre especiais, mas isto não retira importância às ideias mais simples, ou aos tradicionais ‘envelopes’.”
Os presentes de casamento não devem ser encarados como uma responsabilidade que deixe os convidados ansiosos ou desconfortáveis. São uma forma de celebrar o amor, não estando baseados no luxo ou valor monetário, mas mais que tudo no significado. Seja através de uma experiência a dois, ou de algo pensado para o novo lar, o mais importante é o gesto e a intenção, para que fiquem “gravados” tanto na mente, como no coração.
Como organizar um casamento de sonho em pleno verão

O verão é a estação do ano mais procurada pelos noivos para celebrar o amor com os seus familiares e amigos. Por ser, assim, a época alta dos casamentos, deve ser tudo preparado de forma a evitar surpresas indesejadas. Eis cinco dicas que podem ajudar a concretizar um casamento de sonho na época alta.
Definir prioridades
Nesta época, todos os serviços associados a cerimónias de casamentos têm elevada procura; por isso, há que começar pela antecipação na reserva da data e do espaço, que deve ser ainda maior do que em épocas menos concorridas. É também fundamental que os noivos tenham consciência do que não pode faltar no grande dia. Entre decoração, menu e música, definir uma lista de prioridades – filtrada por preferência pessoal ou por disponibilidade de serviços – permite uma tomada de decisões mais ágil e eficaz, reduzindo a probabilidade de frustrações.
Escolher um espaço com fluidez entre interior e exterior
O verão está naturalmente associado a dias mais agradáveis, portanto, há que aproveitar o bom tempo. Um espaço que equilibre sem esforço o interior com o exterior permite evitar choques térmicos demasiado acentuados, conservando a frescura nas salas e permitindo, mais ao fim do dia, aproveitar as temperaturas amenas do anoitecer num jardim.
Alinhar a decoração com as tendências da estação
A época alta tem tendências de decoração que lhe são muito características, desde uma palete de cores mais quente, às flores da estação. Contudo, a personalização não pode ser colocada de lado, devendo os elementos refletir a identidade do casal e as suas personalidades individuais.
Disponibilizar um menu da época
O momento da refeição é um dos mais aguardados da cerimónia, pelo que disponibilizar um menu adequado é fulcral. No verão, não se deve descurar a atenção à fruta e mesmo legumes sazonais e de relevo local, colocando sabores da estação nos garfos e colheres dos convidados.

Ajustar os horários às temperaturas
O calor e a exposição solar em excesso podem impedir o pleno usufruto da cerimónia, pelo que optar por agendar fins de tarde ou inícios de noite pode fazer a diferença, deixando os convidados mais confortáveis. Prolongar o cocktail ou incluir pausas num espaço interior bem ventilado são boas estratégias para evitar as horas de maior calor.
O verão está repleto de tendências de casamentos, mas mais do que as seguir, importa manter o foco na autenticidade, no conforto e na emoção, considerando, claro, as vantagens associadas à estação, como os dias mais longos, as flores e cores vibrantes e os alimentos mais leves e frescos. Com a máxima atenção aos detalhes, o casamento de sonho pode concretizar-se sem sobressaltos, mesmo com emoção e calor à flor da pele.





Comentários