• CarlaRibeiro

Eu, é mais migas!

Sendo o Retiro Sadino um restaurante com típica da boa cozinha alentejana, não resisti em escolher um prato que tivesse migas, porque “adoro migas à alentejana”...


No centro da zona histórica, e na marginal de Alcácer do Sal e perto da Igreja de Santiago, o Retiro Sadino é um marco da boa cozinha alentejana

De regresso das férias no Algarve, fiz um desvio para Alcácer do Sal para almoçar. Depois de dar uma vista geral aos restaurantes que se encontram na marginal da cidade, decidi-me pelo Retiro Sadino. Gostei da esplanada, pois o dia estava quente e abafado, e almoçar com vista para o Rio Sado ajudava a refrescar.



Sendo um restaurante com típica da boa cozinha alentejana, não resisti em escolher um prato que tivesse migas, porque “adoro migas à alentejana”. Como eram para partilhar, pedi umas com peixe e outras com carne.



Na mesa colocaram logo um saquinho de pano com fatias de pão alentejano (irresistíveis) que se comeram num ápice acompanhadas por deliciosas cenouras em vinagrete ou à algarvia. Quase que fiquei almoçada!



Mas lá tive que arranjar estômago para as Migas Gatas com Carapaus Fritos que estavam, fantásticas (as migas gatas são feitas com bacalhau)! Mas eis que ainda tinha o prato de carne. Entretanto, chegaram à mesa os Secretos de Porco Grelhado com Migas de Espargos, igualmente saborosos, mas, verdade seja dita, as migas gatas foram as minhas preferidas.


No Restaurante Retiro Sadino pode encontrar, além dos vinhos das quatro adegas do concelho, o arroz, o mel, o azeite, o queijo, o pinhão, o pão, o tomate, o peixe e os bivalves 

Todas estas iguarias foram acompanhadas por um vinho tinto reserva Herdade da Barrosinha que, por coincidência, é da terra que viu nascer o senhor que nos serviu, que é sogro do proprietário do Retiro Sadino e que ali estava a dar uma ajuda ao genro!


Com mais de 50 anos de história, o Retiro Sadino começou por ser uma casa de pasto, onde se serviam petisco alentejanos. De Casa de Pasto, que servia petiscos com produtos oriundos das aldeias mais próximas, sofreu uma evolução natural e surge actualmente transformado num dos mais conceituados restaurantes típicos da região.


Onde fica:

Av. João Soares Branco, 5, Alcácer do Sal

Tel.: 265 613 086

https://www.facebook.com/retirosadino

http://www.retirosadino.com/

Créditos: V.E.


#must #revistamust #itmustbegood #turismo #portugal #alcacerdosal #alentejo #retirosadino #riosado #portugal #gastronomia #gastronomy #portuguesegastronomy #comidaalentejana #saboresdoalentejo #migas @it.must.be.good