top of page

Três iniciativas que celebram o vinho, o território e a cultura

  • Foto do escritor: begoodmust
    begoodmust
  • há 24 minutos
  • 2 min de leitura

De norte a sul, o enoturismo ganha novo fôlego com iniciativas que cruzam vinho, território e cultura. Do Bombarral, que reforça a sua posição como referência nacional com o evento “Do Vinho à Pera”, a Vila Alva, que volta a celebrar o “Vinho na Vila” com experiências vínicas e tradição alentejana, até ao “Dão às 5”, que convida à descoberta semanal das quintas e dos seus bastidores, o país afirma-se como destino diversificado e dinâmico para os amantes do vinho.



Bombarral recebe “Do Vinho à Pera” e afirma-se como referência nacional no vinho e na Pera Rocha



O Bombarral recebe, entre 6 e 11 de agosto, o evento “Do Vinho à Pera”, que junta profissionais e público num encontro dedicado aos setores vitivinícola e frutícola. A iniciativa reúne produtores, expositores e especialistas, promovendo a valorização do vinho e da Pera Rocha do Oeste.

Ao longo de seis dias, o evento combina provas, gastronomia, showcookings e programação cultural, criando um espaço de networking e promoção dos produtos nacionais. Esta nova edição reforça o posicionamento do Bombarral como referência na produção e inovação agroalimentar em Portugal.



Vila Alva celebra 4.ª edição do “Vinho na Vila” com vinho, gastronomia e cultura alentejana



Vila Alva recebe, a 9 de maio de 2026, a 4.ª edição do “Vinho na Vila”, um evento que celebra o vinho, a gastronomia e a cultura alentejana. Ao longo da tarde, os visitantes podem provar mais de 200 vinhos de pequenos produtores, distribuídos por adegas tradicionais da aldeia.

A experiência inclui também petiscos de chefs convidados e um jantar vínico com produtos regionais, num ambiente que valoriza a tradição e o convívio. O evento transforma Vila Alva num ponto de encontro para amantes de vinho e da cultura do Alentejo.



“Dão às 5” convida a descobrir o território com experiências de enoturismo



Arrancou a 18 de abril a iniciativa “Dão às 5”, um movimento que reúne projetos de enoturismo para promover o território através de visitas semanais, gratuitas e acessíveis. Todos os sábados, até outubro, as quintas aderentes abrem portas às 17h00 para experiências guiadas, aproximando o público dos produtores e das histórias do vinho.

Entre os participantes está a Quinta do Gato, em Lafões, que reforça a diversidade e identidade da região. A iniciativa pretende afirmar-se como um ritual de descoberta e valorizar o Dão enquanto destino de excelência para o vinho, a cultura e a paisagem.


bottom of page