top of page
  • begoodmust

Como evitar o aparecimento de lesões durante o treino

Os especialistas afirmam que com a chegada de temperaturas mais frias, o risco de lesões durante a prática desportiva aumenta. O frio prejudica a capacidade de funcionamento eficiente do corpo uma vez que exige mais energia para manter uma temperatura corporal normal.


Este processo de regulação interna afeta a forma como os músculos se comportam, uma vez que a contração muscular e os impulsos nervosos requerem uma série de reações químicas complexas que ocorrem mais lentamente em condições frias. Para evitar estas lesões torna-se essencial seguir alguns passos antes, durante e após o treino. O Urban Sports Club explica quais.

  1. Aquecer. Aquecer bem é decisivo e no inverno ganha uma importância ainda maior. Recomenda-se fazer uma corrida contínua de aproximadamente 7 a 10 minutos. Isto deve ser acompanhado por movimentos conjuntos e, uma vez aquecidos, os músculos trabalhados devem ser esticados suavemente para, assim, estarem preparados para a intensidade dos movimentos que se seguem.

  1. Execução dos exercícios debaixo de orientação profissional. Executar os exercícios de qualquer modalidade envolve muita atenção à componente técnica. Se os exercícios não forem efetuados de forma correta aumenta-se o risco de lesões e pode, também, haver uma redução do rendimento e da performance desportiva. A orientação de um profissional permitirá, não só a obtenção de resultados mais rápidos e consistentes, uma maior progressão e aperfeiçoamento técnico, como também a garantia de não aumentar o risco de lesões.

  1. Alongar. É um passo muitas vezes ignorado devido à pressa em terminar o treino. No entanto alongar após o treino é uma excelente forma de acalmar e baixar o ritmo cardíaco, permitindo que o corpo relaxe lentamente. Os exercícios de alongamento soltam os músculos, o que ajuda a prevenir lesões e reduz o risco de dores e tensões musculares.

  1. Ouvir o corpo. É muito comum durante um treino sentir-se uma ligeira dor muscular ou articular na execução de um determinado movimento. Essa dor poderá ser passageira ou tornar-se mais grave. É essencial perceber os sinais que o corpo fornece e perceber se se deve continuar o treino ou terminá-lo, não tornando mais grave aquilo que pode apenas necessitar de algum descanso.

É necessário ter em atenção que estas são dicas a seguir em qualquer altura do ano, mas que se tornam ainda mais importantes no inverno.

#Must#itmustbegood #lesoes #inverno #exerciciofisico #corpo #riscodelesões #práticadesportiva #Lesõescomoevitálasduranteoinverno

bottom of page