• CarlaRibeiro

Exercício físico nas férias? Nem pensar!

Cerca de 45% dos portugueses revelam que o que mais lhes agrada nas férias é poder simplesmente relaxar, sem ter que fazer nada e são os que mais se desligam da rotina desportiva durante as esse período.



Este Verão, a eDreams realizou um estudo sobre os hábitos desportivos dos portugueses durante as suas férias. A maior parte dos inquiridos portugueses (45%) revela que o que habitualmente procura nas férias é simplesmente relaxar e não fazer nada. No entanto, há também quem procure manter-se activo, fazendo menos exercício do que o normal (31%) e ainda quem mantenha a sua rotina de desporto, independentemente de estar de férias (16%). São muito poucos os que dizem procurar fazer mais desporto durante as férias, uma vez que têm mais tempo para se dedicarem ao exercício físico (6%).

A nível europeu, apenas os italianos (38%) confessam, tal como os portugueses, que preferem não fazer nada durante as férias. No outros países analisados – Reino Unido (48%), Alemanha (47%), Espanha (44%) e França (37%) - os viajantes são unânimes na sua escolha principal: procuram manter-se activos durante as férias, embora fazendo menos exercício do que no quotidiano.

Assim sendo, 42% dos portugueses afirma também que, quando chega a hora de marcar as férias, não tem em conta a possibilidade de poder manter a sua actividade física habitual contra 40% que dizem procurar ter a certeza de poder manter a prática de exercício. Aqui, também as respostas dos alemães (30%), italianos (40%) e ingleses (17%) vão de encontro às dos portugueses: não pensam em desporto na hora de marcar férias. Já os franceses (45%) e espanhóis (46%) preocupam-se mais em garantir que vão poder manter os seus hábitos desportivos, mesmo longe de casa.

Olhando para esta questão sob uma perspectiva de género, é possível também aferir que os homens portugueses se preocupam mais com a prática do desporto em tempo de férias do que as mulheres: 47% dos homens afirmou ter em conta a possibilidade de praticar desporto nos locais de férias, contra apenas 33% das mulheres.

A eDreams descobriu também que, para a maior parte dos inquiridos, a principal motivação para praticar exercício durante as férias é a tentativa de contrabalançar o que comem, de forma a poder aproveitar as especialidades locais sem preocupações.

E se experimentarem um desporto novo durante as férias, o que acontece quando voltam para casa? Cerca de 40% dos portugueses afirmam que é “algo provável” que possam vir a dar continuidade a essa actividade mesmo depois do regresso, provando que, ainda que prefiram fazer umas férias relaxantes, o desporto pode sempre ser uma opção e estão abertos a experiências.

Nesse sentido, a agência de viagens europeia quis também saber o que pensam os portugueses sobre marcar férias com o propósito de testar os seus limites no que toca ao desporto – por exemplo, para ir participar numa maratona, Iron Man, Trekking ou fazer caminhadas, entre outros desportos. Cerca de 42% dos inquiridos afirma ter interesse nesta ideia, ainda que não tenham planos de o fazer num futuro próximo. Por outro lado, 35% é peremptório em afirmar que não iria de férias com este objectivo, enquanto 11% revelam ter uma viagem deste género marcada, ou planos de o fazer com rapidez; são poucos, apenas 7%, os que dizem já o ter feito.

https://www.edreams.pt/

#must #revistamust #itmustbegood #eDreams #ferias #travel #viagens #exerciciofisico #emforma #europa #desporto #viajar