No âmbito do Dia Internacional da Preguiça, que se celebra a 7 de novembro, que visa assinalar a importância do descanso, a Ringana, marca austríaca de cosmética vegana e sustentável, explica as diferentes fases do sono e dá dicas para um descanso completo e reparador.
A fadiga e o cansaço crónicos estão a afetar cada vez mais pessoas em todo o mundo. Pode ocorrer por várias razões, mas há uma clara que é subestimada: o sono de qualidade. O relaxamento e, principalmente, o sono reparador são pilares essenciais para o bem-estar e a saúde. Num mundo cada vez mais agitado onde o stress é omnipresente, é cada vez mais importante dar pausas conscientes ao corpo e à mente.
A importância de dormir
Durante o sono, o corpo passa para o modo standby, dando-lhe tempo e espaço para recuperar de um dia, bem como ferramentas para aumentar a capacidade de absorção e concentração. Contudo, há uma parte do corpo que nunca dorme: o nosso cérebro. Continua acordado, classifica as informações e avalia as experiências do dia anterior. Estas informações do estado de vigília refletem- se nos nossos sonhos.
Basicamente, existem quatro fases do sono:
1. O adormecer descreve a transição da vigília para o sono e a pessoa continua a despertar
facilmente.
2. O sono leve é a fase mais longa e já é um estado mais estável, mas ainda pode ser
perturbado.
3. Durante o sono recuperador os músculos relaxam e os batimentos cardíacos abrandam.
Desenrolam-se processos de reparação importantes. Para maximizar o efeito regenerador
desta fase, não deve haver interrupções, se possível.
4. A última fase é o sono REM, que é importante para o processamento de experiências
emocionais e no qual ocorrem sonhos particularmente vívidos.
Um adulto saudável passa entre quatro e seis destes ciclos por noite. Uma vez que a qualidade do sono é tão importante para os níveis de energia na manhã seguinte, há muitas dicas testadas e comprovadas que podem promover uma noite de sono relaxante.
Dicas para adormecer melhor
Ter rituais. Os humanos são seres de hábitos e, por isso, seguir uma rotina pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, nomeadamente deitar e acordar à mesma hora, evitar utilizar o telemóvel ou outros ecrãs, pelo menos, duas horas antes de deitar, ou fazer journaling, isto é, escrever pensamentos, experiências ou objetivos pode contribuir para a reflexão noturna.
Outros aspetos que podem ser considerados nesta jornada, são as refeições e suplementos. As refeições à noite devem ser leves, e a toma das CAPS moodoo ou de uma bebida, como o leite com mel ou uma bebida relaxante como o RINGANAisi, podem ajudar o corpo a relaxar.
Para ajudar a enfrentar os desafios diários, as CAPS moodoo podem ajudar a ver o mundo com mais serenidade. Uma composição única de extratos de plantas e de nutrientes essenciais favorece o equilíbrio emocional e reduz a fadiga. Muitas substâncias naturais, como o extrato de raiz de Ashwagandha, ajudam o corpo a lidar melhor com o stress. O extrato de bagas de esquisandra (pertence aos adaptógenos) estimula a força interior.
Preço: 57,80€
Os ingredientes naturais do RINGANAisi, como o extrato de raiz de erva-moura-sonífera (Withania somnifera), ajuda o corpo a lidar melhor com o stress, e o extrato de folhas de erva-cidreira promove um sono tranquilo e reparador. Além disso, o extrato de flores de lúpulo acalma suavemente e ajuda a desligar.
Preço: 55,70€
Commentaires