• begoodmust

7 dicas para umas férias de automóvel mais seguras

Com o mês de agosto praticamente no fim, muitos são os portugueses que aproveitam as semanas anteriores à rentrée para desfrutar das férias de verão em família. E certo é que, quando o destino é Portugal, a maioria das famílias opta por fazer as férias de automóvel. Quando assim o é, importa assegurar que o veículo apresenta todas as condições para fazer uma viagem segura e sem surpresas que possam impactar o merecido descanso de toda a família.



Nesse sentido, o Mundo Z da Zurich preparou um conjunto de sete conselhos práticos a adotar antes de se “fazer à estrada”


1. Analise a pressão dos pneus

Sendo estes um dos elementos que interfere diretamente na segurança do carro, importa verificar a sua pressão mensalmente – e especialmente antes de partir de férias, por forma a garantir que a pressão dos pneus está adequada ao número de passageiros, bem como ao peso da bagagem transportada. Verifique, ainda, o estado e o nível de desgaste dos pneus.

2. Dê prioridade à manutenção

Verifique também se os principais componentes do automóvel estão a funcionar corretamente. Se, no dia a dia, mantém o seu automóvel parado por períodos prolongados, este conselho reveste-se de especial importância: não deixe de contar com o apoio especializado de uma oficina ou com a ajuda do seu mecânico. Dê particular atenção ao nível do óleo – que deverá ser verificado quando o motor estiver frio e o carro parado num local plano – do líquido de refrigeração, estado das correias e estado da bateria.

3. Verifique e torne a verificar os básicos

Lembre-se de fazer um teste geral aos aspetos básicos do seu automóvel antes da partida, tais como confirmar se os travões estão a funcionar corretamente, se as escovas do limpa-para-brisas estão em bom estado, ou se todas as luzes estão operacionais.

4. Acondicione bem a bagagem

Para o conseguir, opte por colocar primeiro as peças de bagagem mais pesadas, deixando as mais leves para o final. Caso o nível de carga de bagagens fique acima do encosto do banco de trás, deverá usar uma rede de compartimento, para evitar que a carga se disperse em caso de travagem brusca. Se tem muita carga para transportar, uma alternativa passa por recorrer a uma caixa de bagagem transportada no tejadilho – nesta situação, verifique o peso, a largura e o comprimento máximos que a caixa pode ter.

5. Não se esqueça de levar os documentos

Antes de pôr as mãos ao volante, certifique-se de que leva consigo os documentos do automóvel, bem como os documentos dos passageiros. Porque os imprevistos não escolhem hora ou dia é importante levar consigo o número da apólice do seu seguro automóvel, para o caso de ser necessário acioná-lo.

6. Estude bem o trajeto e as paragens a fazer pelo caminho e calcule o tempo da viagem

A tecnologia pode ajudá-lo, em especial algumas aplicações móveis que identificam os caminhos mais rápidos e os locais mais adequados para uma pausa. Evite fazer percursos muito longos nas horas de maior calor ou trânsito, sobretudo se viajar com crianças e/ou com animais de estimação.

7. Proteja os seus filhos

Se vai viajar com crianças, assegure-se que elas estão corretamente sentadas na cadeira ou no banco elevatório. Confirme se os assentos estão bem fixos e instalados e, se possível, proteja os vidros com cortinas para-sol. Não se esqueça de levar água e alimentos para o percurso e brinquedos para entreter os mais pequenos. Porque a sua segurança e a da sua família estão em primeiro lugar, é importante ter em conta estes cuidados preventivos antes de seguir viagem. Tudo para garantir umas férias de automóvel tranquilas, revigorantes e sem sobressaltos.


#must #itmustbegood #revistamust #viagem #viagemdecarro #ferias #estrada #ferias #Zurich #feriasdeautomovel #familia #seguranaçanaestrada