• CarlaRibeiro

Ferrel está em festa!

Sabia que é considerada por muitos a melhor e a maior festa da Região Oeste? A Festa de Ferrel começa sempre a 5 de Agosto, estendendo-se, por norma, até ao fim da semana seguinte para que ao sábado se possa realizar a já famosa corrida dos burros, entre outras surpresas do cartaz, como tourada, DJ´s, espectáculos musicais e pirotécnicos, divertimentos e muita muita animação.

Várias peripécias e momentos hilariantes marcam sempre esta iniciativa, que surgiu com a intenção de valorizar um dos maiores recursos da localidade. A vila de Ferrel é conhecida como a terra dos burros, dado o elevado número de animais que ali existiam e auxiliavam na agricultura e no transporte de pessoas e bens.  Hoje é considerada “uma espécie em vias de extinção”, uma vez que os agricultores foram-se desfazendo dos animais quando compraram os tractores.



Uns em passo de corrida, outros quase de passeio, os concorrentes percorrem várias voltas em redor da Capela de Ferrel, espaço transformado em “burródromo”.

Aos participantes são impostas regras expressas para não esforçarem demasiado os animais, sendo proibido bater ou praticar qualquer acto violento. Quem infringir é desclassificado.



Esta é considerada por muitos a melhor e a maior festa da Região Oeste e que acontece já desde o ano de 1639

Ponto de encontro de surfistas

Num paraíso para o surf, a Festa de Ferrel é o ponto de encontro de inúmeros surfistas de Portugal e de todo o Mundo, que fazem das praias de Ferrel o seu spot, no decorrer das festividades. De referir que exactamente no mesmo local onde actualmente poderia estar uma Central Nuclear em Ferrel, foi construída uma unidade piloto de Produção de Energia das Ondas, ecológica e amiga do ambiente.


Este ano a Festa de Ferrel junta-se às comemorações dos 40 anos do “Festival pela Vida Contra o Nuclear” a assinala também os 50 anos da “Corrida de Burros”

Festival contra o nuclear

A população da vila de Ferrel sempre foi reconhecida pelo levantamento popular contra o “Empreendimento Nuclear de Ferrel” e a favor dos direitos do Homem, decorria o ano de 1978.

Munidos de enxadas, foices e outros instrumentos da lavoura, marcharam contra o “Nuclear” e organizaram um Festival Icónico, homenageado 40 anos depois, nas  Festas de Ferrel  de 2018.

Em 1978 teve lugar o “Festival Pela Vida e Contra o Nuclear”, que durante o presente ano está a ser amplamente recordado e comemorado através de várias iniciativas temáticas tais como: palestras, colóquios, encontros de antigos manifestantes, exposições, peças de teatro e também na mediática Festa de Ferrel.


A maior festa da Região Oeste

Com o aumento do Turismo e a localização espácio-temporal a seu favor, este grande evento que é a  Festa de Ferrel tornou-se numa referência na Região Oeste, tendo sido já em 2011, considerado pela revista  Up Magazine, distribuída pela companhia aérea portuguesa TAP, como a melhor e maior festa da Região Oeste.


E porque em Agosto muitas terras, freguesias, lugares, aldeias e vilas estão em festa, dê um pezinho de dança, coma uma fartura num dos muitos arraiais populares que acontecem por estas bandas: o mais famoso é o de Ferrel e que começa já a 5 de Agosto


Nesta edição de 2018 os grandes cabeças de cartaz são os grupos Hi-Fi, Royal e A.F., os Função Pública, Grafitti, GNTK, Jimmy P. e Matias Damásio, entre muitos outros.


#must #revistamust #itmustbegood #ferrel #peniche #viladeferrel #regiaooeste #verao #burros #agosto #musica #espectaculo #turismo #corridadeburros #terradosburros #portugal @it.must.be.good