• CarlaRibeiro

Não perca o Festival do Cogumelo!

A 10ª edição do “Míscaros - Festival do Cogumelo” realiza-se no Alcaide, município do Fundão, nos próximos dias 16, 17 e 18 de Novembro, com gastronomia, exposições, workshops, passeios micológicos, live cookings e animação de rua, este ano subordinados ao tema do mistério, o que poderá ser reconhecido na decoração e instalações artísticas expostas na aldeia.

O Míscaros - Festival do Cogumelo espera, uma vez mais, receber entre 20 a 30 mil visitantes que continuem a fazer deste festival um evento único e tão saboroso!

Durante três dias, os visitantes do Festival do Cogumelo poderão aproveitar toda a envolvente natural da encosta da Gardunha, divertir-se com a animação de rua, participar em workshops, e degustar variadas receitas de cogumelos, e de outras especialidades da região, nas cerca de 60 tasquinhas típicas da aldeia, especialmente preparadas para a ocasião.



Poderão ainda participar num dos vários passeios micológicos, ou assistir a live cookings dos vários chefs presentes: Chakall, Joe Best, Miguel Gameiro, Mário Rui Ramos, Rodrigo Alves e Duarte Batista (estes dois são filhos da terra) e o jovem João Mata.


Os 10 anos do Míscaros serão celebrados não só com as habituais actividades lúdicas e culturais em homenagem ao património paisagístico, cultural e ambiental do Alcaide e de toda a Serra da Gardunha, mas este ano também com algumas novidades, como o Mercado da República, um novo espaço de degustação, onde os visitantes poderão provar, mediante aquisição de fichas, as propostas gastronómicas dos vários chefs, que podem acompanhar com vinhos, cocktails e cervejas artesanais disponíveis no mesmo espaço.


Este evento é organizado pela Liga dos Amigos do Alcaide, em conjunto com a Câmara Municipal do Fundão e a Junta de Freguesia do Alcaide, com o objetivo de promover o património fúngico do país, com mais de 300 espécies, no qual se destacam os míscaros, que nascem nas encostas da Serra da Gardunha.

A grande atracção deste festival é o mega almoço de arroz de cogumelos, que se realiza no domingo, e que faz as delícias de todos aqueles que vão até ao Alcaide. Tal como o espaço das crianças – a Miscolândia - faz as delícias dos mais novos, ao mesmo tempo que os ensina e sensibiliza para a causa ecológica.


Sendo o Míscaros um festival com forte cariz social, a edição deste ano apoia a CLR Project, uma ONGD de intervenção humanitária e social em Portugal e África, sobretudo com crianças, onde apenas trabalham voluntários. E no âmbito desta campanha solidária realiza-se uma ação de angariação de fundos “ALCAIDE SOLIDÁRIO - JUNTOS POR UM AMIGO”, no dia 17 de Novembro às 23h30, altura em que será lançado no céu um “Cogumelo Mealheiro”, uma lanterna biodegradável, e em que todos poderão contribuir com € 3, dos quais 50% revertem para o projecto solidário.


Irá repetir-se o evento “Cozinhar Diferente”, como forma de promover a participação de jovens cozinheiros portadores de Síndrome de Down e, acima de tudo, permitir ao público em geral observar técnicas de preparação e confeção dos protagonistas deste festival, sensibilizando para o papel relevante de todos na nossa sociedade.


#must #itmustbegood #revistamust #miscaros #cogumelos #fundao #alcaide #gastronomia #miscarosfestivaldocogumelo #iguarias #receitas #sabores #patromoniofungico #serradagardunha @it.must.be.good