• CarlaRibeiro

Está de volta o Festival Gastronomia de Bordo

A 2ª edição do Festival Gastronomia de Bordo volta a realizar-se nos municípios de Peniche (18 a 20 Outubro 2019), Ílhavo (8 a 17 Novembro 2019) e Murtosa (27 Novembro a 1 Dezembro 2019) com a curadoria da chef Patrícia Borges, especialista em pescado nacional. O evento projecta para os dias de hoje a gastronomia (sabores e costumes) tradicionalmente produzida a bordo das embarcações.



O mar e a actividade da pesca ligam estes três municípios e o Gastronomia de Bordo recupera as memórias ligadas à pesca e resgata as receitas e as técnicas de confecção tradicional. O festival, além de promover as gastronomias locais, olha também para a sustentabilidade, promovendo a pesca sustentável e o consumo local.


O convite é para um périplo por Peniche, Ílhavo e Murtosa onde se pode conhecer, descobrir e experimentar diferentes pratos de peixe de pesca costeira, longínqua e lagunar, específica de cada município. Há uma série de restaurantes aderentes onde se pode provar estas iguarias e um programa paralelo que contempla visitas às lotas, embarcações, museus, etc.

O Festival arranca em Peniche de 18 a 20 de Outubro e circunscreve-se ao Mercado Municipal pela importância que este têm na cidade. Por valores entre os 3€ e 8€ será possível degustar um menu de excelência constituído unicamente por marisco e pescado nacional, em seis dos estabelecimentos mais emblemáticos desta cidade e em duas pastelarias especialistas em doces regionais.



De 8 a 17 de Novembro, Ílhavo presenteia-nos com uma homenagem à cozinha tradicional portuguesa, e bacalhoeira, tendo como “porto seguro” diversos restaurantes do Município, num modelo contemporâneo e inovador, suportado nos sabores e nas tradições a bordo dos bacalhoeiros. Será também possível “mergulhar” no património gastronómico nacional, através de visitas a estaleiros, museus, fábricas, lotas, navios e também a outros equipamentos de transformação e preparação alimentar.


A viagem de circum-navegação gastronómica termina em Murtosa, onde desembarcamos nas melhores caldeiradas do país de pesca lagunar, pratos preparados, desde tempos imemoriais pelos pescadores e que se tornaram ícones gastronómicos, como é o caso da caldeirada de enguias. De 27 a 1 de Dezembro, o destaque será paras as espécies piscícolas da Ria de Aveiro, onde os espaços de restauração prepararam menus específicos para a festival, tendo como referencial os pratos de peixe e, de um modo especial, as caldeiradas.


O programa propõe algumas actividades complementares às degustações nos restaurantes, com visitas guiadas à Estação Litoral da Aguda, em busca dos segredos da Enguia e a COMUR-Museu Municipal.


Estas acções são desenvolvidas no âmbito no Projecto “Territórios com História: o mar, a pesca e as comunidades - programação cultural em rede dos municípios de Ílhavo, Peniche e Murtosa”, cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.


O desafio está lançado para o embarque nesta “experiência de bordo”, bem como a desfrutar das múltiplas actividades, complementares à programação do festival, de “descoberta” da cultura gastronómica e vivencial da pesca costeira (Peniche), longínqua (Ílhavo) e lagunar (Murtosa).


 #must #revistamust #itmustbegood #festivalgastronomiadebordo #peixe #pescado #mar #pesca #peniche #murtosa #ilhavo #culturagastronomica #sabores #altomar #pescacosteira