top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

O regresso do maior festival de vinhos de Lisboa vai animar Alenquer!

O festival Alma do Vinho está de regresso a Alenquer! Após dois anos de interregno devido à pandemia, em 2022 volta a a celebrar a vinha e o vinho na máxima força! De 15 a 18 de setembro, haverá espaço para ouvir música, provar e conhecer novos vinhos, participar em harmonizações e conviver ao som dos melhores artistas do panorama nacional!




O evento vai decorrer no Parque Urbano da Romeira, reunirá cerca de 40 produtores de Lisboa, com mais de 300 vinhos em prova e à venda.

As portas do recinto abrem às 18h nos dois primeiros dias, enquanto que no sábado e domingo abrem às 12h. Os stands dos produtores abrem à mesma hora, exceto no fim de semana (15h), com mais de 300 vinhos para prova gratuita.


O festival arranca em grande, com dois dias repletos de atividades para todos os gostos. Além de provas comentadas, vão decorrer provas premium de vinhos (18h30) e um curso de vinhos para totós (21h).

Luís Trigacheiro (quinta-feira) e Vitor Kley (sexta-feira) sobem a palco à noite, para trazer o melhor da música portuguesa e brasileira.



No fim de semana de 17 e 18 de setembro, a animação começa mais cedo, por volta da hora de almoço. Às tradicionais provas comentadas, juntam-se diversas provas comentadas com showcooking, levadas a cabo por chefs de referência. Todas estas atividades são gratuitas.

A programação para estes dias contempla ainda um concurso de vinhos para curiosos, provas premium, conferências, música ao vivo, espetáculos para crianças e de magia, corridas de barricas ou recriações etnográficas da adiafa.

À noite, Xutos & Pontapés (sábado) e Fernando Daniel (domingo) tomam conta do palco principal, para concertos que prometem atrair multidões.

Importa ainda referir que todos os dias serão antecedidos de programas enoturísticos (10h), que contemplam visitas a quintas produtoras de vinho no concelho, com prova e almoço regional, incluindo transportes entre Lisboa e Alenquer, bem como a entrada no festival.

O certame destaca-se pela singularidade e procura evidenciar Alenquer como motor vitivinícola da região de Lisboa, mas também prestar homenagem aquela que é, desde tempos imemoriais, a principal atividade económica do concelho.

A Câmara Municipal de Alenquer é a promotora do festival Alma do Vinho, que conta com o apoio da Vinhos de Lisboa, Crédito Agrícola, Turismo do Centro, Oeste Portugal, Mazda, Nicola, Rádio Comercial e Valorsul.

De 15 a 18 de setembro, todos os caminhos vão dar a Alenquer, a apenas meia-hora de Lisboa. Os bilhetes diários vão dos 5€ aos 10€ e estão disponíveis para compra nos locais habituais e em almadovinho.pt


Momentos musicais a não perder! 15 setembro: Luís Trigacheiro 16 setembro: Vítor Kley 17 setembro: Xutos e Pontapés 18 setembro: Fernando Daniel

Marque na agenda e venha conhecer um festival moderno que conta com a presença da maioria dos produtores da região e que permite que os visitantes conheçam e provem as principais referências da região.


bottom of page