• CarlaRibeiro

Também Há Finais Felizes: O novo livro de Fernanda Serrano

Seis anos depois do bestseller, “Também Há Finais Felizes”, que vendeu mais de 80 mil exemplares, a Oficina do Livro edita o novo título de Fernanda Serrano, “Viva a Vida”, um livro de memórias no qual comer, rir e ser feliz pontuam os principais episódios dos 45 anos da actriz.  

Viva a Vida – título do monólogo sobre Frida Kahlo que ensaiava há 11 anos quando descobriu que tinha cancro de mama - é feito de histórias nunca antes contadas, das imagens e dos pequenos desabafos de Fernanda Serrano. Dos cheiros do Alentejo e dos sabores de uma vida. A actriz, mãe de quatro crianças e sobrevivente de cancro, mostra, como depois dos 40, uma mulher pode ser ainda mais forte, mais segura, mais bonita e é capaz de tudo para encontrar aquilo que a faz feliz.

“Decidi escrever este livro para me dar a conhecer de forma real, mostrar quem sou, de onde vim e para onde gostava de ir. Sou uma pessoa normal, que é mãe, que tem uma casa para gerir, que vai às compras e cozinha. E que faço isto todos os dias, em casa. Não tenho nada de fantástico para contar sobre mim, mas o que vou partilhar é genuíno.”

Memórias da infância como “maria rapaz” misturam-se com recordações dos tempos de modelo em Barcelona e passam depois pelo teatro, cinema e televisão. A recordação dos dias de doença misturam-se com os dias de casa cheia e as crianças a crescer. “Passar por um cancro – seja ele qual for –é levar um shot muito forte de sentimentos. É surfar uma onda de 30 metros na Nazaré – eu já fui MacNarama.”

Fernanda Serrano abre a porta de casa ao leitor e mostra-lhe que vive cada dia como se fosse o último, que adora conviver, passear e os prazeres da mesa, partilhando assim as suas histórias e as suas receitas favoritas.“A vida é mesmo isto e nada mais. Rir, comer e sermos felizes com o que temos, com o que somos, com o que construímos. Nunca é tarde demais para nada. Há que, como dizia o António Feio, aproveitar a vida, e como dizia o Raul Solnado, fazer o favor de ser feliz., Façam o mesmo”.

Com mais de duas décadas de carreira como actriz, mãe de quatro crianças e prestes a estrear uma nova novela na TVI, Fernanda Serrano regressa aos livros com mais força, entusiasmo e determinação do que nunca. Nasceu a 15 de Novembro de 1973, em Lisboa, mas considera-se alentejana: “Digo sempre que sou alentejana. E sou, culturalmente falando, mas na verdade nasci em Lisboa, onde só fui lá nascer porque vivi sempre na Caparica”. Inquieta por natureza, estudou línguas na Universidade Autónoma de Lisboa, mas a moda conquistou-a. Como modelo conheceu vários lugares do mundo, entre os quais Barcelona, onde descobriu a sua paixão pela arte de representar.  Viva a Vida  é o seu segundo livro. #must #revistamust #itmustbegood #fernandaserrano #TambémHáFinaisFelizes #livro #FernandaSerrano #Leya #oficinadolivro #book #livrodevida #ler #leitura #vida #historia @it.must.be.good