top of page
  • Foto do escritorCarlaRibeiro

Garrafeira Benfica: onde a tradição do vinho encontra a paixão pelo futebol

O relatório e o balanço do projeto Garrafeira Benfica já foram divulgados. O projeto, fruto da colaboração entre o Sport Lisboa e Benfica e a Supergrapes (uma entidade criada pela fusão da vinha.pt com a Martins Wine Advisor Distribuição), está disponível não apenas para os sócios, mas também para o público em geral.



Este projeto baseia-se em cinco pilares fundamentais que incluem a qualidade dos produtos, a inovação no conceito e imagem do clube em rótulos e contrarrótulos, a diversidade de vinhos de todas as regiões vitivinícolas de Portugal e algumas regiões internacionais, a caracterização e qualificação com a "personalidade Garrafeira Benfica" nos pontos de venda físicos e digitais, e a venda dos produtos Garrafeira Benfica em todos os pontos e canais de venda relevantes.


No seu primeiro ano de atividade, foram comercializadas mais de 25 mil garrafas e 20 dos 60 conjuntos da edição especial do Moscatel 6162 foram vendidos (este lançamento foi uma colaboração com a empresa José Maria da Fonseca e teve o design assinado pelo estilista Nuno Gama).


A Garrafeira Benfica foi comercialmente lançada em dezembro de 2021, com uma seleção de 22 vinhos de referências nacionais; neste momento a Garrafeira Benfica disponibiliza 33 vinhos junto de todos os consumidores, estando previsto, a curto prazo, alargar o âmbito para vinhos das principais regiões vinícolas do mundo. E todos os vinhos terão rótulos com imagens e momentos relevantes da História do clube. Aos produtores que arrancaram com o projeto – a Authentic Wines (Lisboa), Quinta de Santiago (Minho), Herdade do Rocim (Alentejo), Caves Messias (Bairrada), Cascas Wines (Beira Interior), Breijinho da Costa (Setúbal) e Quinta dos Avidagos (Douro) – juntam-se , agora, Villa Oeiras (Carcavelos), Carlos Lucas (Dão), Adega do Pico (Açores), Hugo Mendes (Tejo), Quinta do Paral (Alentejo), Barbeito (Madeira). Na continuidade do plano definido, Trás-os-Montes e Algarve são duas regiões que se encontram em fase de escolha dos produtores em continuidade com os critérios definidos para se proceder à seleção dos vinhos para integrarem a “equipa da Garrafeira Benfica”.

José Simão, responsável da área de Licenciamento e Merchandising do SLB, adiantou que “o primeiro objetivo da Garrafeira Benfica constitui a disponibilização aos seus sócios e adeptos de um portefólio de vinhos exclusivos de elevada qualidade”. “A inovação deste projeto tem continuadamente procurado surpreender todos os sócios e adeptos estando certos do enorme potencial de crescimento. A crescente adesão ao wine deck criado no exterior do estádio na FanZone em dias de jogos onde é servido vinho a copo nos dias de jogos tem igualmente sido surpreendente pelo feed back obtido”, continua.

É o primeiro clube a ter uma garrafeira e sendo ligada a um dos maiores clubes de futebol do mundo, acreditamos que é uma alavanca extraordinária para o posicionamento dos vinhos portugueses. Vamos disponibilizar, em breve, vinhos estrangeiros, nomeadamente de países de onde vieram alguns dos jogadores mais marcantes que passaram pelo SLB, para alargar não só o leque de oferta, mas para conquistar mais apreciadores de vinhos de todo o mundo. Temos sempre em vista posicionar o vinho português”, refere Claúdio Martins, um dos responsáveis pela Supergrapes.


As opções vínicas que tomamos têm em vista chegar a vários públicos e diferentes apreciadores. Desde vinhos mais simples a outros mais complexos, os vinhos que a Garrafeira Benfica disponibiliza são, acima de tudo, o retrato do melhor que se faz em vinhos portugueses”, adiantou Rodolfo Tristão, da Supergrapes.

A Garrafeira Benfica está disponível online em slbenfica.pt/loja/garrafeira e nas Lojas Oficiais do clube – Estádio, Colombo, Baixa (Jardim do Regedor), Strada e MAR Shopping. Os vinhos com chancela Benfica estarão também à venda em www.vinha.pt.


bottom of page