• CarlaRibeiro

A gastronomia de Esposende está à prova

A alimentação atlântica é o mote principal da 20ª edição do evento “Março com Sabores do Mar”, organizado pela Câmara Municipal de Esposende, em conjunto com restaurantes, pastelarias e produtores de vinhos do concelho.


O peixe e os mariscos, a doçaria, o vinho e os laticínios são as estrelas desta edição que valoriza e promove a gastronomia tradicional deste município português. A 20ª edição apresenta um programa repleto de novidades e actividades para toda a família: exposições, concursos, workshops, show cookings, entre muitas outras iniciativas.

  • A 17 de Março, decorre o show cooking com o chefe da constelação Michelin António Loureiro, do restaurante A Cozinha, e a chefe Justa Nobre, dos restaurantes À Justa, O Nobre e Nobre Estoril by Justa Nobre. Esta actividade, com organização da Escola Profissional de Esposende, decorre entre as 15h00 e as 17h00, no Espaço Sabores do Mar, no Largo Rodrigues Sampaio. A entrada é livre.

  • O concurso Fish Chefe, que decorre no dia 29 de Março, às 14h, no Espaço Sabores do Mar, é outro ponto alto do evento. A IV edição do concurso, direccionado aos mais jovens, convida alunos do 3º CEB e do ensino secundário a serem “Fish Chefes” por um dia. O objectivo do concurso passa por assegurar a preservação, valorização e promoção da gastronomia de Esposende, com especial destaque para os pratos de peixe e marisco. A entrada é livre.

  • No último dia de Março, entre as 15h e as 22h, o workshop de vinhos seguido da Sunset Flavours vão animar o final de tarde em Esposende. Os melhores produtos locais serão servidos em forma de petiscos por vários agentes da restauração local. A entrada é livre.

41 restaurantes aderentes

A 20ª edição do “Março com Sabores do Mar” conta com um número recorde de restaurantes. São 41 os espaços de restauração aderentes, com vários pratos à prova. A variedade é o ingrediente principal. É possível provar várias especialidades: arroz de tamboril no “Foz do Cávado”, arroz de percebes no “ O Buraco”, pargo com batatas salteadas e salada primavera no “ Siamo In Due Restaurante e Pizzeria”, pizza di merluzzo no “ Buon Appe”, escabeche de robalo em cama de batata doce no “ Varandas do Cávado Hotel Suave Mar”, caldeirada de peixe no “O Pombo”, robalo recheado no “Bom Fim”, robalo de mar ao vapor com maionese no “Agua Pé”, sável em escabeche com puré de batata doce e grelos no “Rita Fangueira”, arroz de garoupa “Tio Pepe”, açorda de raia com gamba cozida a vapor no “Dona Quina”, Bacalhau à São Julião no “Salgueira”, Raia com arroz de lingueirão no “Camelo”, Pescada dourada com arroz de grelos no “O Forno”, Dueto de peixe com emulsão de algas e espuma do mar no “Moinho de Sal”, Ensopado de peixe no “Pedrinhas”, Polvo à apuliense no “Cantinho D’Avó”, Rolinhos de rodovalho recheados no “Godus na Areia Tapas & Wine”, Sargo com alecrim e laranja no “ Bar do Fão - Grill & Lounge” e Paelha à silva no “Mar Silva”.


#must #revistamust #itmustbegood #saboresdomar #esposende #gastronomia #sabores #turismo #portugal #peixe #mar #mariscos #restaurantes @it.must.be.good