top of page
  • Foto do escritorCarlaRibeiro

O seu gato está com calor? Saiba como mantê-lo hidratado

No verão, as altas temperaturas podem afetar os gatos, mesmo quando estão dentro de casa. É importante garantir que o seu gato esteja bem hidratado e prestar atenção aos sinais de desconforto causados pelo calor.


Gato de olhos verdes

O seu gato está com calor? Saiba como mantê-lo hidratado


Os gatos têm mecanismos de regulação de temperatura, como lamber-se mais, descansar em locais frescos e beber mais água, mas é recomendável tomar medidas para aumentar a sua ingestão de líquidos, mesmo que pareçam preguiçosos para beber na tigela.


Assegurar que o seu gato esteja adequadamente hidratado é essencial, uma vez que a desidratação pode levar a problemas renais ou urinários. Mesmo que os gatos tenham a capacidade de regular a sua temperatura corporal, é importante ajudá-los a aumentar a ingestão de água durante períodos de temperaturas elevadas.


Portanto, fique atento ao bem-estar do seu gato e certifique-se de que ele tenha acesso a água fresca e limpa em todos os momentos.


Conselhos para ajudar o nosso gato a manter-se hidratado

  1. Conservar a sua água sempre fresca É muito provável que, com as elevadas temperaturas, o interior da casa também seja afetado. Por isso, é importante trocar a água do gato mais de uma vez ao dia para garantir que o animal tenha sempre água fresca, algo muito mais apetecível do que se estiver morna.

  2. Optar por alimentação mista A alimentação mista oferece múltiplos benefícios para o gato. Enquanto os alimentos secos têm propriedades nutricionais muito específicas e podem, por exemplo, ajudar a manter a higiene dental, os alimentos húmidos podem ajudar a aumentar a ingestão de água, pois normalmente contêm 70% a 80% de água. Desta forma, os alimentos húmidos fornecerão uma contribuição adicional para ajudar a mantê-lo hidratado adequadamente. Além disso, o aroma pode ser muito mais tentador para um gato exigente.

  3. Utilizar bebedouros de água Os bebedouros são uma alternativa muito atrativa para alguns gatos. O fluxo de água certamente chamará a sua atenção e será uma forma de atração, incentivando-os a beber com mais regularidade.


Os gatos que não bebem água suficiente são mais propensos a sofrer de problemas de saúde relacionados com a função renal ou do trato urinário. Em dias de calor intenso, é mais importante do que nunca incentivá-los a beber mais água e mantê-los hidratados para ajudar a prevenir problemas de saúde”, acrescenta Gemma Baciero, Médica Veterinária da Royal Canin.


#must #itmustbegood #lovecats #Veterinário #pets #animais #gatos #calor #RoyalCanin #cats


bottom of page