top of page

Inscreveu-se no ginásio e já quer desistir?

  • Foto do escritor: begoodmust
    begoodmust
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

Com o avançar de janeiro, o entusiasmo inicial para cumprir as metas desportivas definidas no início do ano começa a diminuir. A rotina impõe-se e, sem estratégias claras, a desmotivação ganha espaço. Para contrariar esta tendência, João Pedro Mendes, personal trainer e embaixador da Sport Zone, partilha recomendações para manter a consistência de forma eficaz.

 

Na experiência do personal trainer, um dos principais motivos de desistência nas primeiras semanas, é a tentativa de mudar tudo de uma só vez. Para quem ainda não tem um estilo de vida ativo, definir objetivos como treinar todos os dias, cortar radicalmente na alimentação ou esperar resultados rápidos cria expectativas irrealistas, originando cansaço físico e uma enorme sensação de frustração. Outro erro frequente é depender apenas da motivação, um fator volátil que acaba por conduzir à desistência. Para manter a consistência, a chave está em construir uma rotina sustentável e não depender apenas da força de vontade. O especialista aconselha a encarar o treino “como um compromisso inadiável na agenda, começando por metas alcançáveis e celebrando as pequenas vitórias”.

 

Quando o objetivo é alcançar resultados duradouros, definir metas realistas e ajustadas à rotina é essencial para que o exercício físico deixe de ser uma obrigação e passe a integrar o dia a dia de forma natural. Um plano adaptado aos horários e ao nível físico é mais fácil de manter e promove progressos constantes.

 

João Pedro Mendes, personal trainer e embaixador da Sport Zone
João Pedro Mendes, personal trainer e embaixador da Sport Zone

Para quem sente que está prestes a desistir: falhar faz parte do processo e o verdadeiro fracasso é desistir antes de tentar novamente. Cada dia é uma nova oportunidade para recomeçar, sem culpa e pressa, e para investir na saúde e no bem-estar. Mais do que a perfeição, o que realmente importa é a decisão de continuar.

 

Comentários


bottom of page