top of page
  • Foto do escritorCarlaRibeiro

Um guia sobre Leipzig... a bela cidade onde a Seleção inicia o EURO 2024!

O primeiro jogo da Seleção Nacional terá lugar no Leipzig Stadion, a 18 de junho, contra a República Checa. Pretende ir ver? Tem aqui um pequeno guia das principais atrações da cidade e informações úteis. Não vai? Leia, deixe-se inspirar – e provavelmente agendará a viagem para breve pois trata-se, verdadeiramente, de uma cidade encantadora.

 

@ Leipzig Tourismus und Marketing GmbH Philipp Kirschner
@ Leipzig Tourismus und Marketing GmbH Philipp Kirschner

Augustusplatz

No centro da cidade, definida por edifícios de várias décadas do século XX, designadamente a Ópera e a Universidade, é sempre lugar de visita obrigatória e, de 14 de junho a 14 de julho, vai atrair todas as atenções: acolherá a Fan Zone, ponto de encontro para os adeptos de futebol, residentes e visitantes, com transmissão dos jogos do EURO em dois ecrãs. Tem capacidade para 15.000 pessoas e não faltarão comes e bebes, além de animação com música ao vivo.

 

@ Leipzig Tourismus und Marketing GmbH Philipp Kirschner
@ Leipzig Tourismus und Marketing GmbH Philipp Kirschner

Igreja de São Nicolau 

Com a sua mistura de estilos, é bonita, mas distingue-se sobretudo pelo seu papel na História: acolheu múltiplos encontros de crentes e não crentes que originariam uma grande manifestação, com cerca de 70.000 pessoas, a 9 de outubro de 1989. O Muro de Berlim cairia passado um mês. A data é recordada anualmente com o Festival das Luzes que, em ano de 35º aniversário, será ainda mais especial.

 

@ Leipzig Tourismus und Merketing GmbHPhilipp Kirschner
@ Leipzig Tourismus und Merketing GmbHPhilipp Kirschner

Spinnerei

Antiga fiação de algodão, onde chegaram a ser feitas fardas nazis, foi convertida num vasto espaço dedicado à cultura e hoje alberga, nos seus 90.000 m2, mais de 100 estúdios de artistas, galerias, teatro, centro de arte contemporânea, cinema, lojas, até alojamento para quem queira passar a noite neste ambiente criativo. Fica a curta distância usando transportes públicos.

 

Bach: museu & festival 

Johann Sebastian Bach viveu aqui desde 1723 até falecer, em 1750 – período durante o qual dirigiu o Coro masculino de S. Tomás, hoje com 812 anos, e uma referência internacional - e aqui compôs algumas das suas obras mais relevantes. Vale a pena visitar o museu que o homenageia, assim como assistir ao Bach Fest, festival que atrai anualmente cerca de 75.000 pessoas. Este ano realiza-se de 7 e termina a 16 de junho.

 

O restaurante de Goethe

Quando era estudante, Johann Wolfgang von Goethe frequentou o restaurante Auerbachs Keller e acabaria por imortalizá-lo na sua obra Fausto. Fica na elegante área comercial Mädler Passage e, claro, é muito frequentado por turistas que ali vão comer a especialidade local Leipiziger Allerlei (com legumes cozidos e lagostins, em tempos abundantes nos cursos de água da cidade) ou beber uma cerveja Leipziger Gose.

 

Museu Mendelssohn & orquestra na relva

Felix Mendelssohn Bartholdy viveu em Leipzig os últimos anos de vida, numa casa convertida num museu muito interessante: possui o Effektorium, instalação que permite aos visitantes regerem uma orquestra virtual, identificando a importância de cada instrumento. Fundou o Conservatório e foi diretor musical da Gewandhaus, a mais antiga orquestra secular alemã. Muito reconhecida mundialmente, todos os anos encerra a temporada com grandes concertos, gratuitos, no belo parque Rosental – a não perder nos dias 22 e 23 de junho, um bom motivo para prolongar a estadia após a estreia da Seleção.

 

Plagwitz, um bairro cool

É um dos bairros que está na moda e que tem atraído moradores jovens e criativos. Merece um passeio com tempo para apreciar os edifícios industriais reconvertidos, lojas charmosas, restaurantes e bares convidativos, comer um gelado orgânico na gelataria Tonis (com sabores diferentes como o que combina abacaxi e salsa), ver a animação da popular Karl Heine Strasse, que cruza o canal com o mesmo nome, usado pelos locais para passeios de caiaque. Imperdível.


@ Leipzig Tourismus und Marketing GmbH Philipp Kirschner
@ Leipzig Tourismus und Marketing GmbH Philipp Kirschner

Parques e lagos

Leipzig é uma das cidades mais verdes da Alemanha, pelo que não faltam parques para passear, como o Clara Zetkin, a poucos minutos do centro histórico. Também é conhecida pelos seus lagos artificiais, existindo cerca de uma vintena na região. Um dos mais famosos é o lago Cospuden (Cossi para os moradores), a uns dez quilómetros, e é surpreendente como em tempos ali existia uma mina de lenhite. Desportos aquáticos, pesca, mergulho são algumas das atividades que atraem a população aos fins de semana e também há praia para cães e zona de nudismo.

 

Visitas guiadas e poupança

O Leipzig Card, individual ou familiar, permite viajar nos transportes públicos gratuitamente e oferece descontos em mais de 100 parceiros, desde museus a eventos e restaurantes aderentes, por exemplo. A app gratuita Explore Leipzig é muito útil: inclui várias visitas guiadas em inglês, permitindo descobrir a cidade ao seu ritmo.

 

Mais informações: www.leipzig.travel

1件のコメント


taxigent3
6月11日

"Discover Leipzig, the beautiful city where the National Team kicks off EURO 2024, with MF Transfert as your guide. Explore its rich history, stunning architecture, and vibrant culture. From iconic landmarks to hidden gems, Leipzig has something for everyone. Let MF Transfert show you the best of this enchanting city, ensuring your visit is unforgettable.


Plumber Rotterdam

いいね!
bottom of page