top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Empatia e a escuta ativa em destaque na Happy Conference

No dia 21 de março, realizou-se em Lisboa a Happy Conference. O evento, que já vai na 13ª edição, teve este ano como tema “An Everyone Culture: Embracing diversity, equity and inclusion” – Uma Cultura de todos e para todos: abraçar a diversidade, equidade e inclusão.


A Happy Conference, que contou também com transmissão online, teve lugar no Teatro Tivoli BBVA e apresentou um leque de oradores de luxo. Foram eles Amir Zoghi, DeEtta Jones, Leizer Pereira, Zé Ricardo e Dino D’Santiago.

Nesta conferência estiveram em destaque temas como a empatia e a escuta ativa, através da desconstrução de preconceitos inconscientes, por forma a construir organizações mais diversas e plenas para um futuro mais inclusivo.

Os participantes poderam aprender com especialistas no campo da diversidade e da inclusão. “Através das palavras e das suas experiências, quando se sentiram discriminados, trazem-nos soluções que todos podemos adotar para uma nova realidade. Desconstruindo os nossos preconceitos inconscientes e aprendendo com especialistas, seremos capazes de construir organizações mais diversas e plenas para um futuro mais inclusivo”, afirma Carlota Ribeiro Ferreira, CEO da WIN World, empresa de media organizadora do evento.

Nesta 13ª edição da Happy Conference foram debatidas respostas para várias questões:

  • Quão heterogéneo é o seu local de trabalho?

  • Quantas mulheres ocupam cargos de liderança na sua empresa?

  • Existe diversidade racial na sua equipa?

  • Há pessoas queer?

  • Os colaboradores vêm de diferentes contextos socioeconómicos?

  • O seu local de trabalho é acessível a pessoas com deficiência?

  • Qual será o retrato das pessoas que ainda enfrentam injustiças no mercado de trabalho devido à sua identidade e características, em Portugal e no Mundo?

  • Porque é tão importante que os locais de trabalho sejam diversos e inclusivos?

Para além dos cinco oradores, a Happy Conference 2023 contou também com a presença de nove convidados em representação de várias entidades, empresas e associações.

A Happy Conference 2023 permite a líderes e equipas desenvolver 9 ferramentas essenciais para uma mudança positiva e abraçar cada vez mais e melhor a diversidade e a inclusão:

  1. Entender o que é diversidade, equidade e inclusão, e os desafios e as consequências para o crescimento das pessoas e das empresas;

  2. Refletir sobre a existência da diversidade no local de trabalho, e como deve ser respeitada;

  3. Conhecer a linguagem utilizada quando se fala de questões sociais dentro e fora do contexto de trabalho;

  4. Desconstruir e abolir preconceitos conscientes e inconscientes e trazer mais diversidade para o mercado de trabalho;

  5. Aprender as melhores práticas para tornar as empresas mais inclusivas;

  6. Compreender o papel da equidade e da igualdade de oportunidades na construção de equipas onde a diversidade cognitiva é um ponto forte, diferenciador de negócios e resultados;

  7. Investir no génio coletivo para nutrir a criatividade e inovação nas empresas;

  8. Reforçar e expandir o espaço humano no âmbito de uma cultura de negócio plena em princípios ESG;

  9. Estimular a união para a participação ativa na defesa de igualdade de oportunidades e da justiça social.




bottom of page