• CarlaRibeiro

A História do Japão interessa-lhe?

Dar a conhecer um período da História do Japão entre 1868 e 1945, da Restauração Meiji até ao final da Segunda Guerra Mundial, é o objectivo do curso que o Museu do Oriente organiza entre 20 de Outubro e 24 de Novembro, com o Professor António Barrento.

O Museu do Oriente organiza entre 20 de Outubro e 24 de Novembro o Curso História do Japão, 1868-1945

Em seis sessões, este curso incide sobre o período Meiji (1868-1912), o período Taishō (1912-1926) e as primeiras décadas do período Shōwa (1926-1945), tomando como ponto de partida a análise de um conjunto de realidades históricas do período Edo (1603-1868) e em particular do bakumatsu, a fase final do xogunato Tokugawa (1853-1868), seguindo uma perspectiva ao mesmo tempo cronológica e temática, visando uma observação integrada dos diferentes tópicos abordados.


Numa primeira parte, o curso centra-se nos principais desenvolvimentos, a nível interno, de ordem política, social, económica e militar, incluindo a construção de um Estado moderno, o estabelecimento de uma nova ordem social, os processos de industrialização e transformação tecnológica, e a criação de um aparelho militar moderno. Incide, posteriormente, sobre a presença do Japão na ordem internacional, com ênfase na sua participação numa sucessão de intervenções militares no exterior desde a expedição a Taiwan de 1874 até à Segunda Guerra Mundial, e na sua construção de um império colonial.

 Transversais aos temas tratados, questões como a modernidade e a construção de identidades são também abordadas, a par da religião, a alimentação, o vestuário e o lazer.


O curso é orientado por António Barrento, docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Doutorado em História da China (SOAS, Universidade de Londres), Mestre em Língua e Sociedade Japonesas (Universidade de Sheffield), História da Ásia (SOAS, Universidade de Londres), Estudos Asiáticos (Universidade de Hong Kong), Direito (Universidade de Hong Kong), e Estudos Europeus Avançados (Colégio da Europa, Bruges).


Horário: 10H-13H

Preço: 80 €

www.museudooriente.pt


#must #itmustbegood #revistamust #museudooriente #historiadojapao #AntonioBarrento #curso #RestauraçaoMeiji #japao #oriente #asia #aprendizagem #cultura #sabedoria @it.must.be.good