top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Soluções para combater fungos, bolores e humidade em sua casa

De certeza que este inverno já se queixou da humidade nos tetos e paredes de sua casa, da roupa que não seca, das manchas de bolor ou do aparecimento repentino de fungos em objetos.



Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os níveis de humidade relativa no ar têm oscilado entre os 90% a 100% devido à chuva intensa que se tem feito sentir nas últimas semanas, mas também pelo facto de as temperaturas terem estado acima do que é habitual para os meses de dezembro e janeiro. Portugal é o segundo país da União Europeia com mais infiltrações e humidade em habitações, o que pode causar doenças ou agravar as já existentes e, em último caso, levar mesmo à morte. Sim, há mesmo um fenómeno atípico de humidade a afetar as casas portuguesas e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor alerta que “em excesso, a humidade é desconfortável, além de favorecer a corrosão e outros danos nos materiais, sem falar do tão desagradável cheiro a mofo. A somar a tudo isto, a humidade pode ser prejudicial para a saúde, devido ao desenvolvimento de fungos e ácaros, que propiciam infeções respiratórias, alergias e asma em indivíduos sensíveis.” Sugestões para acabar com a humidade em sua casa:

  1. Arejar a casa abrindo as janelas pelo menos durante meia hora por dia, mesmo que esteja a chover;

  2. Nunca secar ou trazer peças molhadas para dentro de casa;

  3. Evitar secar a roupa dentro de casa;

  4. Quando estiver a cozinhar, tape os tachos e panelas e ligue o exaustor;

  5. Durante o banho, feche a porta para que a humidade não circule pela casa;

  6. Evite utilizar tapetes ou alcatifas nos locais mais húmidos, como casas-de-banho, cozinhas ou caves;

  7. Deixe as portas dos roupeiros abertas para circular e mantenha algum espaço entre os cabides;

  8. Opte por um desumidificador nas divisões mais difíceis;

  9. Use radiadores sempre em paredes interiores;

  10. Proteja as paredes de sua casa com as soluções de limpeza, proteção, desinfeção e anticondensação Barbot.




Uma gama para acabar com fungos, bolores, algas e humidade Solução Limpeza Biochoque Recomendada para a limpeza de superfícies interiores ou exteriores contaminadas com fungos, algas e líquenes, desinfeta e previne a proliferação de novos fungos. A sua fórmula permite também um enxaguamento mais eficaz, evitando a deposição dos resíduos na superfície, é de fácil aplicação e deve secar durante pelo menos 24 horas.


Cozinhas & Casas de Banho Tinta 100% acrílica destinada à pintura de zonas tradicionalmente mais húmidas até nas situações mais extremas como cozinhas e casas de banho. A sua aplicação forma uma película com maior resistência ao aparecimento de fungos, uma vez que impede a formação de condensação na parede. Disponível em branco.

Barbomat, Barbosoft e Barbosilk Para quem pretende pintar a sua casa com cor, a Barbot oferece uma gama completa de tintas aquosas com protecção antifúngica e ótima resistência à lavagem. Não tem cheiro e oferece mais de 30,000 cores à escolha, em mate, semi-mate e acetinado.

bottom of page