• CarlaRibeiro

5 coisas imperdíveis em Agadir!

Rodeada pelas montanhas do Atlas e do deserto do Saara, Agadir oferece uma infinidade de sítios arqueológicos, naturais e culturais, excelentes para visitar. Vale a pena conhecer esta cidade, no sul de Marrocos, com influência histórica portuguesa e com uma rica herança secular. Saiba o que fazer, que locais visitar e onde ir para melhor gozar as suas férias.


Kasbah: a melhor vista para a cidade

Aproveite para fazer fotografias panorâmicas a partir deste ponto que, apesar de necessitar de alguma manutenção, é, sem dúvida, um ponto essencial para conhecer um pouco de História ao mesmo tempo que aprecia a vista.

O Kasbah ou Agadir Oufella (a cidade alta de Agadir) foi construído em 1540 pelo rei Mohammed Ech-Sheikh para proteger a cidade de possíveis invasões, especialmente portuguesas. O terramoto de 1960 destruiu esta pequena cidade, mas outras fortificações foram reconstruídas mantendo a sua entrada autêntica. Oferece uma magnífica vista panorâmica da cidade, quer da baía quer do interior.

Visitar o Jardim Olhao

A cidade de Agadir tem muitos parques, mas o de Olhao, também chamado de Jardim de Portugal, é um dos mais agradáveis. Construído em 1992, o jardim está localizado na Avenue des FAR. 

O próprio nome do Jardim de Portugal testemunha a história da cidade. Em 1505, os portugueses instalaram-se na costa marroquina e em Agadir fundaram uma fortaleza no sopé da colina em frente ao mar, a Santa Cruz do Cabo de Gué (Santa Cruz do Cabo Ghir). No jardim encontra um pequeno Museu com alguns apontamentos históricos para conhecer e registar.

Dica: À saída do Jardim aproveite e apanhe o comboio turístico que lhe permite, comodamente, fazer uma visita geral, por apenas 1,50 euros.

Às compras no Souk Al Had

“Perca-se” neste imenso mercado! A área deste souk é de 13 hectares. Tem paredes de seis metros de altura, com treze entradas principais. Está fechado às segundas-feiras para se fazer uma limpeza do local. Aqui pode encontrar alimentos, electrodomésticos, móveis, um posto de correios, um posto de polícia, uma mesquita, cafés e restaurantes, mas o mais apelativo para os turistas são mesmo os objectos de artesanato, as especiarias e os trajes tradicionais que fazem as delícias de quem visita.

Deliciar-se e conhecer a gastronomia

Um dos restaurantes mais recomendados é o “Le Pure Passion Marina”, que tem uma  excelente localização e onde pode almoçar mesmo frente ao mar. Este restaurante tem uma decoração sofisticada, com um atendimento cuidado, é um espaço que valoriza a paixão pela boa comida e conta ainda com uma excelente selecção de vinhos.

Um ritual de hammam nos Les Bains de Agadir

O hammam não é apenas um lugar para fazer banhos a vapor, é também um ritual que se traduz em deliciosos momentos de bem-estar.

Geralmente, este ritual começa com um pequeno banho antes de passar para um primeiro quarto aquecido a vapor que lhe permite descontrair. O vapor, combinado com essências de eucalipto cujas propriedades são reconhecidas como calmantes e descongestionantes, ajudam a libertar a mente e a relaxar os músculos, os poros da pele abrem-se para melhor receber os cuidados que se seguem.

Após este primeiro quarto, é possível tomar um banho e passar para um segundo quarto ainda mais quente. Para remover melhor a pele morta do corpo e as impurezas da pele, esfrega-se com uma luva de crina tradicional. A pele é depois hidratada e purificada. Em alguns lugares existe a possibilidade de ir para um terceiro quarto ainda mais quente (50 ° C) em que não fica mais do que 20 minutos normalmente. É um excelente ritual para eliminar as toxinas.

Onde Fazer: LBA - Les Bains de Agadir

Rue 481, N° 30 Les Amicales - Agadir

Tel.: +212 0 661369585 

Email: lesbainsdagadir@gmail.com



Outras informações úteis


Dinheiro: A unidade monetária marroquina é o Dirham (DH) dividido em 100 cêntimos. Pode facilmente trocar Euros por Dirhams no aeroporto ou nos hotéis e guarde sempre o comprovativo do câmbio. O dinheiro que lhe sobrar deve trocar para Euros ainda em Marrocos, pois cá dificilmente conseguirá fazê-lo.


Bancos: Encontram-se por toda a cidade, sobretudo, no centro, e estão abertos das 08h30 às 14h.


Táxis: Existem dois serviços de táxi e de duas cores diferentes, disponíveis em toda a cidade: os brancos e os cor-de-laranja. Os primeiros são conhecidos por “Grand Taxis” e podem levar até cinco pessoas e prestar serviço um pouco fora da cidade; já os de cor laranja são os “Petits Taxi”  e só prestam serviço na zona da cidade, podendo levar no máximo três passageiros. Qualquer que seja o táxi a prestar o serviço, deve acordar o valor e o trajecto, pois é comum acontecerem “confusões” na altura do pagamento.


Religião: Apesar do islamismo ser predominante no país, existem também as outras religiões quw podem ser praticadas livremente. Em Agadir encontra a igreja católica de Santa Ana, onde pode assistir ao culto aos domingos às 10h e às 19h. Sábados às 18:30 h e fica situada na Rua Marrakech, facilmente acessível de táxi.  


Farmácias: Existem várias farmácias.


Fotos: D.R. e Pedro Ribeiro

#must #itmustbegood #revistamust #Agadir #morocco #marrocos #travel #musttravel #mustdo #musttaste #experience #beenthere #souk #shopping #hammam #spa #SoukAlHad #gastronomy #agadirmarina #LePurePassionMarina #Kasbah #Instaphoto #love #lovemorroco #mydearmorocco #moroccovacations #vacations @it.must.be.good