top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

5 fases da saúde oral feminina

Ser mulher é motivo de muitos sorrisos, mas nem sempre é fácil e, por isso, a saúde oral no feminino tem muitas histórias para contar. Cada fase da vida é uma história nova, e as transformações corporais mais profundas que as mulheres vivenciam acabam por influenciar mais profundamente a saúde dos seus sorrisos.

Para assinalar o Dia da Mulher, celebrado a 8 de março, a especialista Estela Arias, da Impress, líder em ortodontia invisível e com vasto conhecimento no setor da saúde oral, explica de que forma alguns dos principais momentos da vida das mulheres são responsáveis por alterações ao nível da sua saúde oral.

Puberdade Os níveis elevados de hormonas associados à puberdade podem tornar as gengivas das jovens mais sensíveis, provocando alguma vermelhidão e até inchaço. A solução para este problema pode passar pela terapia periodontal que ajudará na prevenção de danos dos tecidos orais ou ainda pelo uso de fio dentário. À medida que a puberdade avança, estes sintomas tendem a diminuir.

Início da toma de contracetivos orais Os contracetivos orais, nomeadamente, a pílula, aumentam a probabilidade de desenvolver alveolite seca – uma infeção no alvéolo dentário – e tornam ainda as mulheres mais vulneráveis a inflamações nas gengivas. Deste modo, é importante que os médicos dentistas estejam informados acerca da utilização deste tipo de fármacos antes de procederem a quaisquer intervenções. Menstruação A menstruação provoca nas mulheres alterações hormonais bastante acentuadas. Com o aumento, por exemplo, das proteínas salivares, muitas mulheres ficam suscetíveis ao mau hálito antes dos ciclos menstruais. Para resolver esta questão, é essencial utilizar elixir oral ao longo do dia e um raspador de língua após as refeições. Gravidez Esta é uma das fases da vida da mulher onde o corpo mais sofre alterações. Além do crescimento da barriga, a gravidez é também conhecida pelos enjoos matinais e o refluxo gástrico que podem quebrar a barreira protetora contra as cáries. Por sua vez, o aumento do fluxo hormonal acaba por levantar outras questões como doenças gengivais, dentes soltos e até o aumento das cáries. É, por isso, recomendado que as grávidas realizem limpezas orais com frequência, principalmente, no primeiro trimestre e um check-up simples por trimestre até ao final da gravidez.

Menopausa Um dos momentos que mais assusta as mulheres é a chegada da menopausa e este marco da vida feminina pode aumentar o risco de doenças como diabetes ou osteoporose. No que à saúde oral diz respeito, na menopausa as mulheres têm mais tendência para sofrer de boca seca, fenómeno que as torna mais vulneráveis a doenças gengivais e cáries dentárias. A saliva tem como função ajudar a defender a boca lavando naturalmente os dentes, neutralizando os ácidos e combatendo bactérias, e prevenir o mau hálito, pelo que a sua diminuição promove um ambiente menos favorável à saúde dos sorrisos. Para mitigar os efeitos desta fase da vida, é essencial ser acompanhada por um especialista e compensar as alterações hormonais com uma alimentação correta e regrada e exercício físico.

1件のコメント


Ghulam  Murtaza
Ghulam Murtaza
2023年3月10日

Nice information about female health is shared.

For more click here https://professionalchefsusa.com to get professional chef services in USA.

いいね!
bottom of page