top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Ivo Canelas fala sobre depressão no Podcast inSanidades Mentais

Ivo Canelas foi o convidado do último episódio do Podcast inSanidades Mentais, que já está online. Em conversa com psicóloga Maria Cunha Louro e o jornalista Paulo Farinha, o ator fala sobre a história da peça “Todas as Coisas Maravilhosas”, mas sobretudo partilha de forma intimista o impacto que a mesma tem tido na sua vida ao longo dos últimos anos e na de muitas pessoas que se sentem tocadas pelo monólogo escrito por Duncan Macmillan.


Mais que uma entrevista, trata-se de um autêntico testemunho. Ao longo de mais de 50 minutos de conversa, Ivo Canelas fala sobre o desafio de conviver de perto com alguém com um problema de saúde mental, o seu próprio processo terapêutico e, quem sabe, as vidas que já terá ajudado a salvar através da história da sua personagem.

Nesta peça, que assume um carácter imersivo, percebe-se o lado do outro através da narrativa de uma criança que cresce a tentar ajudar a mãe a recuperar de uma depressão, criando para isso uma lista de coisas maravilhosas depois da primeira tentativa de suicídio desta.


No final, uma pessoa disse-me: 'Se eu não viesse hoje [ver a peça], não sei o que iria acontecer?’.”

Como é viver com alguém com depressão e ideação suicida? Que desafios implica? Como afeta as pessoas à volta? A que ponto pode chegar o desespero de quem partilha o dia a dia com um doente com depressão e que ainda por cima tentou acabar com a sua própria vida? São algumas das perguntas a que os três intervenientes tentam responder nesta conversa, que toca também alguns assuntos chaves da peça, como família, amor, psicoterapia, crescimento, etc.


inSanidades Mentais é um podcast conduzido por Maria Cunha Louro e Paulo Farinha. Em cada episódio, o tema da saúde mental é abordado, sem preconceito, a partir do ângulo do "outro": porque é fundamental não esquecer a(s) pessoa(s) que convive(m) com alguém que tem um desafio de saúde mental.


O Podcast inSanidades Mentais está disponível no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts e, até agora, já tocou em temas como Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), Burnout, Ansiedade, Depressão, Bipolaridade, Perturbação Obsessivo-Compulsiva e Saúde Mental em ambiente profissional.

“Todas as Coisas Maravilhosas”, um monólogo interpretado por Ivo Canelas, foi traduzido pelo ator e por Margarida Vale de Gato a partir do original de Duncan Macmillan. Está em cena até ao final de abril no Estúdio Time Out, em Lisboa, e, ao longo de quatro temporadas, desde 2019, já foi visto por cerca de cinquenta mil pessoas.


A receita da sessão extraordinária do dia 8 de abril reverte a favor da UNICEF, no esforço de auxílio às vítimas do terramoto na Turquia e na Síria. No verão, haverá uma digressão da peça por algumas salas do país.

Comments


bottom of page