• CarlaRibeiro

Jardins de Lisboa

Sabe em que jardim de Lisboa pode sentir o toque aveludado das folhas da Kalanchoe beharensis enquanto olha o Tejo? Sabe qual o contributo de vários portugueses na Botânica mundial? Visitar um jardim pode ser muito mais do que um simples passeio. Pode ser uma experiência vibrante, de contacto com esculturas vivas e de descoberta das histórias das pessoas que sonharam e tornaram possível esse espaço verde.

Jardins de Lisboa, de Ivo Meco, Arteplural; € 18,80

Jardins de Lisboa é a homenagem que Ivo Meco, professor e botânico português, faz a estes lugares sacros. «Não é novo o fascínio da Humanidade pelos jardins e árvores. No salto quântico que foi a evolução da nossa espécie, a Humanidade trouxe consigo inscrita debaixo da pele essa necessidade dos espaços verdes no seio das cidades e no ventre das suas crenças», reflete o autor na introdução do livro, um convite a explorar seis emblemáticos jardins lisboetas.


Percorrendo os caminhos do Jardim Botânico da Ajuda, do Parque Botânico do Monteiro-Mor, do Jardim da Estrela, do Jardim Botânico de Lisboa, do Jardim Botânico Tropical e da Estufa Fria, o autor partilha curiosidades sobre os autênticos tesouros que se podem encontrar no seio de Lisboa, prontos a serem descobertos e valorizados. Numa narrativa pessoal, este pequeno manual de botânica entrelaça a história do espaço com a identidade das plantas que nele existem, desvendando estes fascinantes seres vivos, que apresentam diferentes tamanhos, formas e carácter.


Com mestria, Ivo Meco faz um relato vivido destes seis universos verdes da capital portuguesa, impelindo o leitor a descobrir a diversidade de estruturas ou simplesmente a desfrutar dos encantos e beleza destes lugares únicos. 


#must #revistamust #itmustbegood #JardinsdeLisboa #IvoMeco #Arteplural #jardins #botanica #guiasturisticos #mapas #livro #leitura #reading #ler #read #books @it.must.be.good