• CarlaRibeiro

José Avillez abre (mais um!) restaurante...

Este é libanês!

Depois da Cantina Peruana, chegou o Za’Atar, o novo restaurante de José Avillez que nos leva numa viagem exótica até ao Líbano, numa sinfonia de sabores, com muitos vegetais, ervas aromáticas e especiarias. A cozinha é assinada pelo chef libanês Joe Barza.

O Za’atar é novo restaurante de cozinha libanesa assinada pelo chef libanês Joe Barza, em Lisboa, numa parceria com o Grupo José Avillez

“Visitar o Za’Atar é viver uma experiência que envolve os cinco sentidos”, explica o chef Joe Barza sobre o novo restaurante, situado na Rua de São Paulo. “A carta é uma sinfonia de sabores e aromas do Líbano, com um toque de modernidade, e foi pensada para partilhar e para unir as pessoas. Receber os convidados calorosamente, com uma mesa rica e cheia de cor, é uma tradição libanesa. Temos um terroir muito rico e a nossa cozinha promove a paz. É com este espírito que abrimos as portas do Za’Atar , em Lisboa, para oferecer uma experiência autêntica”.



Uma gastronomia incrível

Sobre esta parceria com Joe Barza, José Avillez afirma: “Interesso-me pelas várias cozinhas do mundo e tenho um gosto especial pela gastronomia do Médio Oriente. Conheci o Joe Barza há dois anos e desde logo admirei a sua experiência, conhecimento e paixão pela gastronomia libanesa. Depois de visitar o Líbano e conhecer a história e a gastronomia incrível do país, nasceu a ideia de criar um restaurante libanês em Lisboa, que proporcionasse uma experiência única. Com o Za’Atar , o Grupo José Avillez está, sem dúvida, a enriquecer a oferta gastronómica da capital”.



O que se come aqui

As boas-vindas são dadas com Karkachat (couvert), Salata (saladas), Mezza frios e Mezza quentes - uma combinação de várias entradas servidas em pequenos pratos, que incluem, por exemplo, Baba Ghanough (beringela fumada e assada com tahini e romã), Labneh W Toum (iogurte libanês com azeite e hortelã), Batata Harra (batatas crocantes salteadas com alho, paprika, coentros e limão) ou Za’atar W Jebneh Manoushe (pão libanês assado com za’atar e queijo).



Numa carta onde não falta za’atar, ervas aromáticas e especiarias, há pequenos pratos como Moughrabieh Djej (guisado de couscous com caldo de carne, chalotas grelhadas, cebolinho e coentros), Frikeb Bil Lahmeh (trigo verde fumado com perna de borrego, alperces secos e alecrim) e grelhados – Kebab de porco, Taook (espetada de frango) ou Kafta (espetada de carne de vaca e borrego, picadas).


Pode ainda degustar várias sobremesas libanesas, como o Sorvete de alperce com creme de pistácio (Fostkieh W Bouzit Michmouch), para além de alguns cocktails e infusões originais.

Um ambiente entre o moderno e o contemporâneo

O ambiente foi criado pela designer de interiores libanesa, Nayla Khoury. “A iluminação dispersa e materiais como o latão martelado transportam-nos para a faceta tradicional do Líbano; mas as paredes de cimento, as mesas de mármore e o mural colocam-nos no Líbano moderno e contemporâneo”.


O Za’atar faz parte da cultura do Médio Oriente há milhares de anos e tem sido usado na cozinha, em perfumes e até na medicina, devido às suas propriedades curativas. No Médio Oriente, acredita-se que reforça a força mental.



Za’atar é o nome de uma mistura de ervas secas que junta tomilho, sementes de sésamo torradas, sumagre seco e, muitas vezes, sal. Muito popular no Médio Oriente, acompanha normalmente o pão pita molhado em azeite.

Onde fica:

Rua de São Paulo, nº 24, 1200-428 Lisboa

Tel.: 211 350 860

Aberto todos os dias das 12:30-15h00 / 19:00-00:00

www.zaatar.pt

Fotos: BoaOnda e Grupo José Avillez


#must #revistamust #itmustbegood #zaatar #joseavillez #mediooriente #joebarza #lisboa #novorestaurante #newrestaurant #cozinhalibanesa #libano #gastronomia #gastronomialibanesa #libanoemlisboa #food #foodlovers #musttry #mustrestaurant #ervassecas #especiarias #goodfood @it.must.be.good