• CarlaRibeiro

Há Laranjeiras em Atenas

Acasos, circunstâncias, episódios, figuras, momentos de riso ou de desgosto, impressões de uma vida cheia: eis a matéria-prima de que Leonor Xavier se serve para nos dar um livro de «viagens por dentro da alma» onde se misturam passado e presente, escrito na primeira pessoa do singular.

Há Laranjeiras em Atenas, de Leonor Xavier, Circulo de Leitores, € 16,60

«Começou como divertimento, passou a narrativa de viagens, transformou-se em livro de memórias. Ou melhor dizendo, em exercício de memórias. Na fase de revisão de vida em que me encontro, fui separando papéis, arrumando livros, rasgando recortes de jornais, blocos, cadernos. Apliquei-me a destruir inutilidades, numa azáfama de matéria dada, pedaços de papel sem destino de futuro a não ser a reciclagem, para bem do ambiente, louvado seja. Mas prestei atenção e guardei o registo de pequenas histórias que fui descobrindo em todo o tipo de papéis que escrevi à mão, desalinhados, soltos, à toa. Tenho casos de picardia, de louvor, de maledicência, contados de viva voz, em salas de estar ou à roda de mesas de jantar. Tenho frases expressivas, comentários de circunstâncias que em variadas ocasiões ouvi e anotei, neste meu desejo de não esquecer, nesta minha curiosidade sobre maneiras de ser e entender o mundo». É assim que começa este livro simples e belo, uma verdadeira manta de retalhos que propõe uma viagem, «uma aventura da descoberta», da qual «não se sabe qual é o caminho nem o fim».


#must #revistamust #itmustbegood #HáLaranjeirasemAtenas #LeonorXavier #CirculodeLeitores #bertrand #Literatura #Memórias #Testemunhos #viagens #memorias #livro #book #reading #read #lovebooks @it.must.be.good