top of page
Foto do escritorbegoodmust

Lisboa recebe exposição e leilão artístico solidário para apoiar saúde mental de crianças

No próximo dia 10 de outubro — data em que se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental —, Lisboa recebe a sexta edição do leilão artístico solidário da CAPITI, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Infantil, cujo valor reverterá na totalidade para a sua missão de apoiar crianças e jovens de famílias carenciadas com problemas do desenvolvimento e comportamento.


Este ano, a causa surge com um novo nome, CAPITI Art Mind, associado ao também novo conceito “Ver para além da moldura” — quando criam, os artistas não podem estar presos aos limites que a sociedade tantas vezes lhe impõe. É preciso surpreender, sair da caixa, sair da moldura; tal como para olhar para uma pessoa é preciso ver para além do seu diagnóstico.

É desta forma que a CAPITI desafia todos os portugueses a verem para além da moldura nesta sexta edição da iniciativa anual de angariação de fundos. O evento solidário, que já faz parte da agenda cultural da cidade de Lisboa, vai ter lugar no Museu da Eletricidade, entre as 12h00 e as 19h00, no dia 10 de outubro, no qual será possível ver todas as obras expostas e participar no leilão live online. A partir de 3 de outubro, também será possível licitar as obras em www.pcv.pt.


Só em 2021, a CAPITI registou um crescimento de 66% na procura dos seus serviços e conseguiu aumentar o acompanhamento regular de crianças e jovens em 33%. Fundada em 2016, a associação vive de doações, tendo apoiado até ao momento um total de 340 crianças, tornando possível a realização de mais de 13.000 atos clínicos, que englobam consultas com médicos, técnicos e avaliações para diagnóstico.

“Há seis anos que fazemos da saúde mental infantil o tópico do nosso dia a dia, mas nos últimos tempos ganhou uma dimensão ainda maior: primeiro com os efeitos da pandemia nas famílias carenciadas; agora com o impacto da guerra nas crianças. São desafios atrás de desafios e é cada vez mais imperativo garantir que continuamos a dar apoio às tantas famílias que chegam até nós”, refere Mariana Saraiva, presidente da CAPITI. “Pedimos a todos os portugueses que, este ano, vejam além da moldura e se juntem a nós nesta importante missão”, acrescenta.

Saiba mais em https://capiti.pt.


Comments


bottom of page