• begoodmust

Sabia que há lençóis (portugueses) feitos de bambu?

Os primeiros lençóis produzidos em tecido 100% bambu chegam a Portugal pelas mãos da Momo Cotton e prometem revolucionar o mundo dos lençóis, com a promessa de serem (provavelmente) os mais suaves do mundo. À pergunta “porquê o bambu?”, a resposta é fácil e sustentada pelas propriedades deste material.



As fibras longas e naturais do bambu fazem com que seja um dos tecidos mais macios que existem , sendo ao mesmo tempo uma das plantas mais resistentes do mundo. A fibra de bambu é, ainda, um material naturalmente respirável, pelo que se torna um tecido que regula a temperatura corporal, sendo fresco no verão e mantendo uma temperatura confortável no inverno.



Para além de regular a temperatura, regula também a humidade, visto que o bambu é altamente absorvente, e isto traduz-se numa excelente capacidade de capilaridade, com capacidade de absorver a humidade da pele e evaporá-la. A fibra de bambu também tem propriedades anti-bacterianas, visto que repele naturalmente bactérias nocivas conhecidas por irritar a pele sensível e causar odores desagradáveis, sendo por isso hipoalergénica.


Por ser uma matéria prima natural que chega a crescer um metro por dia, sem quaisquer fertilizantes, pesticidas, herbicida ou outros químicos nocivos, é uma opção mais amiga do ambiente do que quando comparamos com o algodão: apenas é necessário um terço da água do que na plantação do algodão e liberta mais 30% de oxigénio para atmosfera do que uma árvore comum. Aliás, todo o processo de produção dos lençóis envolve vários passos para respeitar a planta.



A ideia surgiu depois de várias viagens e muita pesquisa acerca do mercado em questão. Jorge Dias, fundador da Momo Cotton, afirma que “sempre houve o desejo de construir um negócio próprio e familiar. Aliás, muito à semelhança do que vimos os nossos pais fazerem depois de migrarem. Só nos faltava uma ideia que viesse preencher uma lacuna no mercado".

A Momo Cotton é uma empresa portuguesa fundada por dois irmãos gémeos - Jorge e Manuel Dias - que, no meio de uma vida atarefada em multinacionais, decidiram abrir o seu próprio negócio. Esta decisão partiu da necessidade de optarem por uma ocupação que lhes permitisse passar mais tempo em casa, junto dos seus bebés que tinham acabado de nascer. O facto de ambos terem experienciado essa fase em alturas muito próximas, permitiu-lhes refletirem sobre o tema e identificarem o desejo de facilitarem a logística familiar com o regresso das mães ao mercado de trabalho. Aos dois gémeos juntaram-se mais tarde os outros dois irmãos para gerir o negócio, que tem crescido substancialmente.

#Must#itmustbegood #MomoCotton #primeiramarcaportuguesadelençóisdebambu #lençóisdebambu #cama #sono #dormir #bambu