• begoodmust

LISTEN estreia a 22 de outubro

Já é conhecido o primeiro trailer de ‘LISTEN’, a primeira longa-metragem da realizadora Ana Rocha de Sousa, agraciada com seis prémios na 77ª edição do Festival de Cinema de Veneza. Com Lúcia Moniz, Ruben Garcia e a atriz britânica Sophia Myles nos principais papéis, o filme chega aos cinemas nacionais a 22 de outubro.



Em ‘LISTEN’, Bela (Lúcia Moniz) e Jota (Ruben Garcia), vivem nos subúrbios de Londres e acabam por enfrentar sérias dificuldades quando os ‘serviços sociais’ levantam suspeitas sobre a segurança dos seus três filhos. A surdez da filha de sete anos desencadeia um processo no sistema que parece não ter fim, e tudo se complica com o passar do tempo. Baseado em factos reais, ´LISTEN´ aborda o drama de um casal português emigrado, a quem os serviços sociais retiram, injustamente, os filhos por suspeitas de maus tratos. Um filme que espelha a luta pela união de uma família após um erro irreversível.



Produzido pela Bando à Parte, em coprodução com a Pinball London, com distribuição pela NOS Audiovisuais, ‘LISTEN’ foi rodado nos arredores de Londres e teve a sua estreia mundial a 8 de setembro no Festival Cinema de Veneza, onde venceu vários prémios: O Leão do Futuro, de primeira obra, o prémio especial do júri da secção Horizontes, duas distinções paralelas, ‘Bisato d’Oro’ e o Sorriso Diverso Veneza, entre outros.


Ana Rocha de Sousa, que estudou cinema em Londres e assinou duas curtas-metragens ‘Jantamos cedo’ (2009) e ‘Minha alma and you’ (2013), concebeu a ideia para o filme em 2016, quando se deparou com as notícias sobre uma família portuguesa a passar por um caso de adoção forçada no Reino Unido. Incrédula com a situação, a realizadora sublinha que: ‘No Reino Unido, onde regras são regras, estes episódios acontecem, sobretudo, com famílias de classes sociais desfavorecidas’.


PRÉMIOS E DISTINÇÕES

77ª edição Festival de Cinema de Veneza

- ‘Leão do Futuro’ – Melhor primeira obra

- Prémio especial do Júri - secção Horizontes

- ‘Bisato d’Oro’ – Melhor filme

- ‘Sorriso Diverso Veneza’ – Melhor filme estrangeiro, causas sociais

- ‘Casa Wabi – Mantarraya Award’

- ‘Hollywood Foreign Press Association’


#must #itmustbegood #revistamust #LISTEN #cinema #anarocha #luciamoniz #estreia #filme #portugal