Luís Borges é o embaixador oficial da boneca Barbie com síndrome de Down em Portugal, confirmando o seu empenho como impulsionador na promoção da inclusão, igualdade e aceitação da diferença, partilhando na primeira pessoa a experiência de ser pai de uma criança com síndrome de Down, Bernardo, de 13 anos.
O lançamento da Barbie com síndrome de Down, permite que ainda mais crianças se possam ver a si mesmas nas bonecas Barbie, mas também evidenciar que a Barbie reflete o mundo à sua volta, estimulando a aceitação da diferença, e inspirar todas as crianças a contarem mais histórias através de brincadeiras.
Inserida na linha mais inclusiva de bonecas do mercado, as Barbie Diversity Fashionistas, tem como objetivo “permitir que todas as crianças se possam rever na Barbie e, em simultâneo, encorajarmos as crianças a brincarem com bonecas que não se pareçam consigo mesmas. Brincar com bonecas fora da experiência vivida pela própria criança pode ensinar compreensão e criar uma maior noção de empatia, levando a um mundo de maior aceitação. Estamos orgulhosos de apresentar a boneca Barbie com síndrome de Down para melhor refletir o mundo à nossa volta e aprofundar o nosso compromisso em celebrar a inclusão através de brincadeiras.” afirma Lisa McKnight, Vice-Presidente Executiva e Diretora Global da Barbie & Dolls, Mattel.
Para garantir que a boneca representa verdadeiramente uma pessoa com síndrome de Down, a Barbie trabalhou em proximidade com a National Down Syndrome Society (NDSS) – Sociedade Nacional de Síndrome de Down, nos Estados Unidos da América e para celebrar o lançamento da boneca e defender a inclusão, visibilidade e compreensão das pessoas com síndrome de Down, embaixadores europeus juntaram-se à Barbie para celebrar este momento importante para a comunidade. Estes incluem: Ellie Goldstein, modelo (UK) 1, Éléonore Laloux, concelheira municipal e autora (França) 2 e Enya, modelo e influenciadora (Holanda) 3, que foram capturadas em imagens e vídeos comemorativos, ao verem a boneca que as representa pela primeira vez.
Em Portugal, Luís Borges foi o embaixador eleito pela Barbie. O modelo, empresário e apresentador é uma voz ativa pela inclusão e diversidade, e ao longo dos anos, foi usando a sua influência como exemplo da aceitação e promoção da diferença e de que cada um pode ser tudo aquilo que sonhar “É na celebração da diferença que as sociedades são mais ricas, é ao conhecermos a realidade do Outro que nos tornamos mais empáticos e tolerantes em relação ao próximo. E isso é tão importante. Estou muito feliz com esta mega novidade da Barbie, a Barbie com síndrome de Down. Não só por ter o Bernardo na minha vida, mas por saber que a representatividade é, sem dúvida, um passo muito importante para a mudança de mentalidades e para uma sociedade mais justa e tolerante. Somos todos diferentes, e a beleza da vida está exatamente nessa diferença. Celebremos a diferença!” revela Luís Borges.
A nova Barbie com síndrome de Down vem reforçar que as primeiras experiências das crianças ajudam a moldar os seus pensamentos e perceções – e a Barbie pode desempenhar um papel importante neste processo. Quando uma criança brinca com a Barbie, ela projeta os seus sonhos e imagina que pode ser qualquer coisa. Brincar com bonecas tem um propósito incrível durante as principais etapas de desenvolvimento, pois pode ajudar a colocar as crianças no caminho para o sucesso, permitindo que desenvolvam empatia - estimulando as competências sociais necessárias para se destacarem à medida que imaginam o seu futuro com igualdade de condições4. A boneca Barbie com síndrome de Down permite que mais crianças se vejam na Barbie, bem como o mundo ao seu redor, o que pode ajudar a promover uma sensação de inclusão.
Inspirada na parceria da Barbie com a NDSS e no envolvimento global nesta missão de promover maior inclusão e diversidade, também em Portugal, a marca pretende divulgar projetos que partilhem deste propósito conjunto, como é o caso do Café Joyeux: uma família de cafés-restaurantes inclusivos e solidários, abertos ao público que têm como missão empregar e formar pessoas com dificuldades cognitivas, com o sonho de que um dia, a diferença já não seja diferente, mas sim parte do dia-a-dia da sociedade. Ao apoiar a associação VilacomVida, responsável pelos Cafés Joyeux, todos podem contribuir para um mundo mais inclusivo. Desta forma a Barbie incentiva a que a comunidade se una em torno desta causa, contribuindo ativamente para a mesma, que poderá ser realizado sob meio de doações no site https://donativos.vilacomvida.pt/ ou tornando-se cliente do seu espaço, no nº 26 da Calçada da Estrela, em Lisboa.
As bonecas Fashionistas 2023, incluindo a boneca Barbie com síndrome de Down, encontram-se disponíveis para venda nos principais pontos de venda em Portugal e custa 15,99€.
With the introduction of Barbie with Down syndrome, more kids may now identify with Barbie dolls.
Window Film Tinting