Malhas: Como escolher e cuidar para que durem mais tempo (e sem borboto)
- begoodmust
- há 3 horas
- 2 min de leitura
Com a chegada do frio, começa a apetecer o conforto de uma malha quentinha. Mas, sabe como escolher as malhas e como cuidar delas para que durem mais tempo e sem o inestético borboto?

Esta é talvez das perguntas que Sofia Dezoito mais recebe nesta altura, no seu trabalho de Consultoria de Imagem Funcional. Por serem mais delicadas, as malhas requerem algum carinho extra, mas podem efetivamente durar muitos anos se forem bem cuidadas e se tiverem uma boa composição. Para que possa tomar boas decisões na altura de comprar, mas também na altura de fazer a manutenção das suas peças, Sofia Dezoito deixa-lhe algumas sugestões:
Como escolher
1 – Atenção às composições! Dê preferência às fibras naturais, em vez das sintéticas.
Fibras sintéticas não são respiráveis e por norma só fazem sentido quando misturadas com alguma percentagem de outras fibras naturais.
Exemplo de fibras naturais: algodão, lã merino, caxemira, mohair, alpaca, lã fria.
Exemplo de fibras sintéticas: nylon, poliamida, poliéster.
2 – As malhas de lã são reguladoras da temperatura, pelo que são boas opções na maior parte do ano, principalmente a lã fria.
Caxemira é por norma uma fibra de melhor qualidade mas também mais cara, no entanto, permite ter peças menos grossas e aquece mais.
3 – Veja sempre na etiqueta a composição da peça e a percentagem de lã e dos restantes materiais, sendo que menos de 30% não é de todo recomendável, senão não vai obter todos os benefícios dessa fibra.
Como cuidar
1 – Lavar o menos possível. Se a composição for maioritariamente em lã, arejar será o suficiente (lavar 2 a 3 vezes por época, no máximo).
Lavar a baixa temperatura e sem centrifugação ou lavar à mão. Optar por detergentes delicados e sem amaciador.
2 – Secar ao ar livre, numa superfície ou estendal horizontal.
Guardar as malhas sempre dobradas, com espaço entre si (em colmeias ou com distanciamento para que não haja fricção).
Tenha um tira borbotos sempre à mão.
3 – O borboto é a reação natural das fibras, normalmente aparece mais nas zonas de maior fricção (punhos, debaixo dos braços e mangas).
Quanto maior for a percentagem de lã também maior é a probabilidade de ganhar borboto. Mas, devemos encarar o borboto como algo com solução, se a qualidade da malha for boa, é possível retirar e a peça fica como nova. Malhas é sobre amor a uma peça. Por isso, repita o mantra da Sofia Dezoito: “Mais vale ter duas malhas boas do que dez de má qualidade!”




Comentários