top of page

Marque na sua agenda!

  • Foto do escritor: begoodmust
    begoodmust
  • 2 de out.
  • 4 min de leitura

Aproveite os fins de semana da melhor maneira: ouvir música, provar vinhos, visitar uma exposição, ter experiências únicas na floresta e até degustar o ovo de diversas receitas! Espreite as sugestões!



Bárbara Tinoco atua no hotel Crowne Plaza Caparica Lisbon



Mulher com flores laranjas no cabelo. Fundo laranja. Texto: Crowne Plaza, Concertos à Varanda, Bárbara Tinoco, 4 outubro, Ticketline.

É já este sábado que a artista Bárbara Tinoco atua no hotel Crowne Plaza Caparica Lisbon, para um concerto intimista que pode ser assistido das varandas dos quartos de hotel, como se de camarotes se tratassem, ou no deck da piscina. 

Ainda há bilhetes disponíveis para a primeira edição dos Concertos à Varanda com Bárbara Tinoco, uma noite exclusiva que promete aliar o carisma e a voz da artista lisboeta com a experiência única de um jantar-concerto, e podem ser adquiridos na Ticketline.

Bárbara Tinoco adora “criar momentos em que a música se cruza com a proximidade e a partilha. Este formato intimista permite-me estar ainda mais perto de quem me ouve, quase como se estivéssemos a conversar através das canções." 



Tomar volta a receber mostra de vinhos ‘Tejo a Copo’



O Tejo a Copo é já um marco no calendário de eventos nacionais. Iniciou-se na capital do gótico, em Santarém, tendo, no ano passado, dado o salto para uma segunda edição anual, na cidade templária. Com uma adesão acima das expectativas e depois de já realizado a edição de escalabitana deste ano, volta agora para uma segunda edição em Tomar, com data marcada para sábado, dia 11 de outubro, entre as 15h30 e as 20h30, no mesmo local do ano passado: Vila Galé Collection Tomar – situado na Rua Santa Iria, n.º 8. Um evento com chancela e organização da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), em parceria com a Câmara Municipal de Tomar, e com o apoio do grupo Vila Galé.


A entrada no TOMAR um Tejo a Copo 2025 é livre, mas o acesso à degustação dos vinhos implica a aquisição do copo oficial, no valor de €5,00, e feita à entrada do evento. As provas comentadas são gratuitas, mas de inscrição obrigatória, feita ao momento, por ordem de chegada. Porque o vinho pede comida, o restaurante do Vila Galé Collection Tomar vai assinar os petisco. A animação musical vai ficar a cargo do DJ Fernandinho, já “residente” nos eventos Tejo a Copo. 

 


Maísa Champalimaud dá nova vida a ícones culturais na exposição solidária da Quinta Essência - A entrada é livre!


Pinturas em azul sobre branco: quatro rostos à esquerda com expressões neutras e um rosto em um prato circular à direita, contornado por amarelo.

De 9 a 12 de outubro, Lisboa vai vestir-se de cor, ritmo e solidariedade. No coração

da cidade, a Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA) abre as portas a uma mostra onde a arte, para além de ocupar as paredes, se transforma em esperança e futuro.

Entre os mais de cem nomes presentes, um olhar destaca-se, o de Maísa Champalimaud, que traz consigo dois retratos capazes de mexer com a memória coletiva do universo cultural: “Beatles” e “Woody Allen”, ambos da série “Poptrait”(2025).

Com a sua linguagem pop, vibrante e inesperada, a artista devolve ao público aquilo que julgava já conhecer: ícones emblemáticos dançam entre o culto e a crítica.

“A minha intenção é desconstruir a imagem cristalizada de figuras mundialmente conhecidas, convidando o espectador a redescobri-las de forma fresca, colorida e até provocadora” - explica Maísa Champalimaud.


Além de uma celebração da arte contemporânea, esta exposição tem uma forte vertente solidária: o valor da venda das obras reverte em parte para o Fundo Bolsa Social QE, garantindo que pessoas com deficiência intelectual apoiadas pela associação tenham acesso a programas de inclusão e qualidade de vida, independentemente da situação financeira das suas famílias.

A exposição pode ser visitada gratuitamente na SNBA, em Lisboa (Rua Barata Salgueiro, 36), todos os dias entre as 10h e as 19h.


Tapada Nacional de Mafra lança programa de outono com experiências únicas na floresta


Dois cervos em uma floresta iluminada pelo sol, cercados por árvores. Folhas caídas no chão. Cena tranquila e natural.

A Tapada Nacional de Mafra acaba de lançar o programa de outono que decorre até ao dia 9 de novembro, incluindo um conjunto de experiências únicas que tornam esta época do ano ainda mais especial. Entre cores quentes, sons da natureza e a magia da floresta, destaca-se a brama dos cervídeos, um espetáculo natural imperdível e que serve de cenário a atividades memoráveis. Nesta época, os veados e gamos iniciam os seus rituais de acasalamento, enchendo a noite de sons intensos e marcantes.


Proporcionando uma oportunidade ímpar para explorar uma floresta extraordinária, a Tapada Nacional de Mafra organiza, as experiências “À noite na Tapada” e “O Amanhecer na Tapada”, que convidam a viver momentos de ligação profunda com a floresta, proporcionando uma perspetiva singular da vida selvagem e dos sons intensos da natureza nesta altura do ano.



Vem aí o Festival Gastronómico do Ovo


ree

Em terra de ferreirenses, o Ovo é rei. Para celebrar este ingrediente que é tão utilizado na culinária portuguesa, quer em pratos doces ou salgados, o Município de Ferreira do Zêzere organiza, de 10 a 12 de outubro, o Festival Gastronómico do Ovo. 


   

Durante três dias, todos os munícipes e visitantes vão poder degustar nos restaurantes, cafés e pastelarias aderentes vários menus especiais totalmente dedicados ao ovo, de forma a mostrar a diversidade de sabores que este ingrediente pode inspirar.

Desde pratos tradicionais que evocam os sabores da região a criações inovadoras, esta é uma oportunidade única para experimentar receitas como, pastelão de ovo recheado com javali estufado, ovos gratinados em creme de lagostim, rolinho de ovos à Rio, massada de ovos com peixe do rio, ovos rotos, biscoitos d’ovo ou doce de ovos à Tojal d’Ouro, entre muitas outras receitas incríveis.

Promovido pelo Município, o evento tem como objetivo promover a gastronomia local e reforçar a importância que este ingrediente específico tem para uma alimentação saudável e para a saúde da população, para além de dinamizar também a economia regional.

Ferreira do Zêzere volta a afirmar-se assim como a Capital do Ovo ao receber a segunda edição deste Festival que promete valorizar a cultura alimentar ferreirense e as suas tradições gastronómicas, contribuindo ativamente para o sentido de comunidade entre todos.

O Festival Gastronómico do Ovo é já uma marca identitária de Ferreira do Zêzere. Mais do que celebrar este ingrediente tão especial e versátil, queremos valorizar a nossa gastronomia, apoiar os estabelecimentos locais e reforçar o orgulho ferreirense. Este evento é uma montra da criatividade e da tradição da nossa cozinha, mas também um convite para que todos venham conhecer, saborear e partilhar connosco o que de melhor se faz na Capital do Ovo”, afirma Bruno Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.


Comentários


bottom of page